Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro Averiguações Fantasiosas para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.
No ano de 1700 os índios da aldeia Argan moravam no Brasil. Eles viviam pacificamente e se encantavam com a beleza da praia Aurora. Mas se espantaram com a chegada de um navio português. Após dois dias foram embora. Passados alguns meses apareceu outro veleiro neste local. No outro dia os piratas partiram, três deles se esconderam na floresta.
O senhor de idade era o diácono Joaquim, os dois rapazes eram os padres Lídio e Gervasio. Admirados apreciavam a beleza da nova terra. Passados alguns dias encontraram a aldeia Argan. Joaquim falava varias palavras do tupi-guarani, com paciência tentava se comunicar com os índios. O guerreiro Umbu começou a ameaça-los com arco e flechas. Por acha-los inofensivos o cacique Ojon os tratava amigavelmente. Lídio se encanou com a beleza de Camélia, filha do cacique. O diácono Joaquim acreditava que deveria catequizar esses seres humanos porque faziam cultos a vários deuses. Camélia aproximou-se deles comentando terem costumes diferentes, mas deveriam aprender a conviverem pacificamente na floresta.
No sábado à noite com a lua cheia Lídio e Gervasio foram pescar no mar. De longe observavam a beleza das mulheres indígenas tomando banho nas águas do oceano. Gervasio admirando a beleza de Camélia comentou que beijaria a boca desta bela mulher. Ele se aproximou delas correndo na praia e entrou no mar. Então desapareceu nas ondas do oceano. Após dois minutos reapareceu tossindo e sentindo falta de ar. No inicio da praia caiu no chão desmaiado. Uma das mulheres desejando salva-lo começou a fazer respiração boca a boca. Como estava fingindo abraçou o pescoço dela e a beijou. Quando abriu os olhos pretendia fazer uma declaração amorosa a filha do cacique. Ele ficou surpreso porque beijou Citronela sobrinha do pajé, a moça pesava uns 130 quilos. Espantado se levantou e saiu correndo.
No outro dia cedo os índios cercaram a cabana dos portugueses exigindo que Gervasio por ter beijado uma donzela deveria se casar com ela na próxima noite de lua cheia. Devido a este acontecimento o rapaz desapareceu. Após os indígenas terem partido bravo o diácono Joaquim o procurou na caverna. Inconformado dizia que os padres não podiam se casar.
Envergonhados contaram não serem padres. Lídio saiu do seminário e Gervasio era apenas um criado nesta instituição. Naquela noite quando os bandidos assaltaram e bateram no Joaquim eles o socorreram. Desesperado dizia que não conheceria o Brasil e evangelizaria os indígenas. Quando ele recuperou sua saúde decidiram acompanhá-lo para conhecerem o país no novo continente e mentiram dizendo serem padres.
Passados dez dias chegou neste local um veleiro enorme. Após caminharem na mata viram inúmeros pés do pau brasil, pois esta madeira era a preferida dos europeus. No outro dia veio do veleiro uma bela mulher loira de olhos verdes. Os índios da aldeia Argan conversavam todos os dias com os padres. Eles aprenderam a falar um pouco da língua portuguesa. Escondidos observavam os navegadores, o chefe deles era o capitão Benicio. Como não encontraram habitantes nesta terra nova seria governada pela rainha Loânia. Confusos os indígenas decidiram conversar com essas pessoas para tentarem conviver sem guerras. Quando escureceu o cacique Ojon acompanhado do guerreiro Umbu e outros cinco índios se aproximaram deles.
O capitão Benicio e a rainha Loânia os acolheram amigavelmente, se espantaram ao verem que eles compreendiam o seu idioma. Os indígenas se surpreenderam com as comidas e bebidas dos homens brancos. Avisaram o diácono e os dois padres da visita dessas pessoas ao povoado. Trouxeram novidades ao seu povo. Joaquim e os rapazes decidiram conhecer essas pessoas. Quando se aproximaram da aldeia viram o capitão e vossa majestade. Assustado Lídio os reconheceu, contou que eles estavam mentindo seus verdadeiros nomes. O homem era o pirata Ariovaldo e a prostituta Biondina. Além de mentirosos eram bandidos e assassinos porque mataram o pai dele há dez anos em uma viagem marítima.
Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.
* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.
Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro Averiguações Fantasiosas em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.
Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:
Vai ficar assim:
Além deste livro que você está lendo, Tânia Tonelli tem outros 135 livros cadastrados conosco. Veja aqui os outros livros do(a) autor(a), exibidos por ordem de preferência dos usuários.
Separamos algumas categorias de livros gratuitos para que você possa baixar.
Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.
A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.