O Estado não veio de Marte: Uma análise cética das organizações políticas

⭐⭐⭐

O Estado não veio de Marte: Uma análise cética das organizações políticas

Noé Amós Guieiro

Quero este livro!

Quero este livro!

Resumo do livro 🤔

Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro O Estado não veio de Marte: Uma análise cética das organizações políticas para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.

O que é o Estado, senão um fornecedor de serviços? E o que é isso traduzido, senão a realidade de pessoas que preferem delegar que meia dúzia dirija um aparelho que tome parte da sua riqueza e controle suas vidas para garantir esses serviços?
Libertários, por exemplo, costumam ter o Estado como um inimigo declarado, como se tivesse vida própria, e bastaria convencer as pessoas disso para que pudéssemos destruí-lo. Contudo, na realidade, o que é o Estado senão cada um de nós, nossos vizinhos, parentes, amigos, as pessoas do nosso entorno e todos os demais de nossa cidade ou país?
As perguntas levantadas, que são óbvias, na verdade, procuram lembrar que, por detrás do Estado, estão indivíduos, com valores, crenças, desejos, medos, angústias, interesses e diferenças de caráter, o que não tem força para convencer o racionalismo e o idealismo dos que têm a certeza de que não, que a liberdade está vindo e que o Estado terá o seu fim em breve.
Na medida em que os serviços oferecidos pelo Estado o sejam paralelamente ou substituídos por serviços privados e com a eficiência que o Estado não consegue ter... na medida em que isso for chegando a mais e mais pessoas, quem sabe o resultado possa ser o fim do Estado, mas só “quem sabe”.
Quem mora, hoje, em condomínios fechados, paga a escola do filho e tem seu plano de saúde, só não busca justiça privada porque ainda não existe, embora, paradoxalmente, a defesa do direito seja privado, sendo apenas a arbitragem um serviço estatal.
Não podemos saber se ou quando o Estado vai acabar. Não temos condições de saber se viveremos um dia em um mundo com cem por cento de propriedade privada. Olhando a tendência do que está acontecendo, poder-se-ia dizer que essa possibilidade existe. Quando, porém, olhamos os países mais desenvolvidos, em que o Estado é menor e em que vários serviços são oferecidos por meio de tecnologia e, ainda assim, o Estado é forte na vida das pessoas, ficamos sem condições de acreditar nisso.
“O Estado não veio de Marte”: ele é resultado de uma crença que as pessoas têm de que precisam de um ente maior do que elas para protegê-las e para prover a satisfação de suas necessidades quando suas forças faltarem ou quando as circunstâncias exigirem. Por essa razão, ninguém é vítima de um Hitler, de um Stalin, de um Mussolini, de faraós, de qualquer que seja o ditador, o qual surge dos anseios dos povos e não os controlaria se não houvesse anteriormente condições e uma mentalidade que forjasse a sua aparição.
“O Estado não veio de Marte”. Ele veio dos homens.

Faça a leitura online 📖

Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.

* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.

Setas indicando botão de compra

Comprar na AmazonComprar na Amazon

Visão Geral em PDF

Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro O Estado não veio de Marte: Uma análise cética das organizações políticas em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.

Incorpore este livro ao seu site ou blog!

Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:

Vai ficar assim:

Outros livros de Noé Amós Guieiro para ler online 📚

Além deste livro que você está lendo, Noé Amós Guieiro tem outros 30 livros cadastrados conosco. Veja aqui os outros livros do(a) autor(a), exibidos por ordem de preferência dos usuários.

Livro Temas de Educação e liberdade Temas de Educação e liberdade
Livro ANSIEDADE:  O QUE ESTÁ POR DETRÁS E COMO SUPERÁ-LA ANSIEDADE: O QUE ESTÁ POR DETRÁS E COMO SUPERÁ-LA
Livro Os segredos das mentes fortes Os segredos das mentes fortes
Livro PSICOLOGIA pra quem quer deixar de ser criança PSICOLOGIA pra quem quer deixar de ser criança
Livro Por que os bonzinhos só se fodem: Uma crítica à educação domesticadora e ao altruísmo ingênuo, e a como eles têm produzido milhões de adultos-crianças Por que os bonzinhos só se fodem: Uma crítica à educação domesticadora e ao altruísmo ingênuo, e a como eles têm produzido milhões de adultos-crianças
Livro 32 Ensaios de Desenvolvimento pessoal 32 Ensaios de Desenvolvimento pessoal
Livro A Revolução Verde: Uma crítica ao ecofundamentalismo atual e de como essa nova faceta coletivista ameaça as liberdades individuais e já está nos levando a um novo 1984. A Revolução Verde: Uma crítica ao ecofundamentalismo atual e de como essa nova faceta coletivista ameaça as liberdades individuais e já está nos levando a um novo 1984.
Livro Educação Emocional Educação Emocional
Livro Pedagogia liberal versus Pedagogia Freireana (Educação liberal Livro 2) Pedagogia liberal versus Pedagogia Freireana (Educação liberal Livro 2)
Livro O “Mito” Paulo Freire e mais sete mitos em educação: Uma crítica à abordagem esquerdista que orienta os temas da educação O “Mito” Paulo Freire e mais sete mitos em educação: Uma crítica à abordagem esquerdista que orienta os temas da educação
Livro AnarcoFilosofia: Uma abordagem politicamente incorreta  dos temas e da história da Filosofia AnarcoFilosofia: Uma abordagem politicamente incorreta dos temas e da história da Filosofia
Livro Coisas que você aprendeu na escola que podem estar atrapalhando sua vida Coisas que você aprendeu na escola que podem estar atrapalhando sua vida
Livro Filosofia do indivíduo Filosofia do indivíduo
Livro Pedagogia do Indivíduo Pedagogia do Indivíduo
Livro A Mulher que decidiu virar o jogo da vida depois dos Trinta: Por que Isabelle decidiu ganhar o jogo do amor, do dinheiro, da família e dos relacionamentos? A Mulher que decidiu virar o jogo da vida depois dos Trinta: Por que Isabelle decidiu ganhar o jogo do amor, do dinheiro, da família e dos relacionamentos?
Livro Pedagogia libertária: Uma abordagem politicamente  incorreta da Pedagogia Pedagogia libertária: Uma abordagem politicamente incorreta da Pedagogia
Livro Pare de Acreditar na Educação Pare de Acreditar na Educação
Livro Como Conseguir a Independência Financeira no Mercado de Ações Como Conseguir a Independência Financeira no Mercado de Ações
Livro Odeio Filosofia Odeio Filosofia
Livro Quem é seu dono?: Em defesa da privatização da vida Quem é seu dono?: Em defesa da privatização da vida
Livro Por uma Reforma Liberal do Ensino (Educação liberal Livro 3) Por uma Reforma Liberal do Ensino (Educação liberal Livro 3)
Livro Educação: Por uma ótica liberal (Educação liberal Livro 4) Educação: Por uma ótica liberal (Educação liberal Livro 4)
Livro Por que não Acredito nessa Educação Por que não Acredito nessa Educação
Livro Educação sem Estado Educação sem Estado
Livro O Mensageiro da Liberdade O Mensageiro da Liberdade
Livro Pedagogia liberal (Educação liberal Livro 5) Pedagogia liberal (Educação liberal Livro 5)

Aprenda a ler de forma eficiente!

Livro grátisGratuito no Kindle Unlimited

Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.

A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.

Leia agora! →