AnarcoFilosofia: Uma abordagem politicamente incorreta  dos temas e da história da Filosofia

⭐⭐⭐

AnarcoFilosofia: Uma abordagem politicamente incorreta dos temas e da história da Filosofia

Noé Amós Guieiro

Quero este livro!

Quero este livro!

Resumo do livro 🤔

Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro AnarcoFilosofia: Uma abordagem politicamente incorreta dos temas e da história da Filosofia para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.

AnarcoFilosofia faz uma abordagem politicamente incorreta dos temas e da história da filosofia, destacando a visão de mundo dos homens de negócio e das “pessoas de ação”, os quais se orientam pelo discernimento, pela intuição e pelos instintos, em contraste com o pensamento dos “homens de ideias” – os filósofos e os intelectuais.
O livro revisa temas da filosofia, ao destacar que o estudo da ética, por exemplo, é negativo porque desconsidera a individualidade, já que tem em conta uma “verdade comportamental”, o que, evidentemente, é contrário à ideia de liberdade individual e ao fato de que o limite único para a ação humana deve ser a vida, a liberdade e a propriedade alheia (a propriedade, em termos gerais), não uma ideia ou um conceito de certo e errado criado por alguém. Destaca que o estudo da política apresenta as ideias sobre a organização em torno do Estado, sem avançar para o questionamento desse ente representativo, por exemplo, considerando ideias sobre o anarcocapitalismo e seus pensadores.
Revisa também a história da filosofia, desde os pré-socráticos, destacando a natureza coletivista e antinatural de muitas ideias desses pensadores, sempre interessados ou sobre um ideal, que nega a vontade individual, ou sobre a valorização de reflexões a respeito dos problemas sociais e existenciais, que buscam tentar frear a ação das pessoas na aventura pela vida, estimulando o enquadramento de seus comportamentos a padrões ou sistemas de ideias, o que tende a trazer, como consequência, o autoabandono dos que se rendem à contemplação delas.
A ideia do livro é fazer uma crítica aos sistemas de ideias como sendo agressivos ao discernimento, ao instinto e à realização do indivíduo, o que faz da filosofia, não um mecanismo de libertação pelo tal do senso crítico, como se divulga, mas um estudo que cega o discernimento (um mecanismo natural tão importante para iluminar a caminhada das pessoas) e estimula um comportamento automático, porque baseado nas ideias alheias, não na maneira pessoal de se ver as coisas, algo igualmente contrário à sua proposta de libertação, conforme tanto se afirma. Dessa forma, o sujeito sai de um automatismo e passa a outro, porque só muda de modelo de programação mental.
A orientação dos questionamentos e dos estudos filosóficos consagrados busca chocar-se contra a Natureza e a ordem natural das coisas, com uma proposta de “correção” do pensamento para se chegar a definições, padrões e sistemas ideais, negando o que há de mais libertário na vida humana, que é a vontade individual, algo bastante apreciado pelas “pessoas de ação” e pelos homens de negócio, os quais querem viver a vida com fé, natural ou religiosa, sem duvidar de como as coisas são e porquê são.
Boa parte dos questionamentos filosóficos, nesse sentido, constitui-se em fantasias que não encontram paralelo na realidade, mas que encantam cultivadores dessa matéria, que veem o pensamento como algo mágico capaz de mudar as coisas e construir o mundo de suas utopias e das utopias dos filósofos, da qual a assessoria de um pensador a um absolutista (ditador), como pregava Voltaire, é um ótimo exemplo. E, sua prática nas escolas e universidades, que tem uma orientação de subversão aos valores capitalistas, prega, como substituto, os valores coletivistas e socialistas, jamais a libertação do indivíduo do verdadeiro ente opressor, que é o Estado, porque, no fundo, trata-se apenas de convencer quem é que controla melhor as pessoas para que a vida “dê certo”: a esquerda ou a direita.
O livro também destaca o quanto a filosofia estimula a desvalorização da observação e da práxis, como métodos de percepção da realidade, porque seu estudo se centra no “mundo das ideias”.
E, finalmente, critica a investida dos intelectuais contra os homens de negócios, tratados como inferiores e superficiais, e contra as “pessoas de ação”, como sendo alienadas, apenas porque não leram Kant ou Sartre...

Faça a leitura online 📖

Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.

* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.

Setas indicando botão de compra

Comprar na AmazonComprar na Amazon

Visão Geral em PDF

Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro AnarcoFilosofia: Uma abordagem politicamente incorreta dos temas e da história da Filosofia em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.

Incorpore este livro ao seu site ou blog!

Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:

Vai ficar assim:

Outros livros de Noé Amós Guieiro para ler online 📚

Além deste livro que você está lendo, Noé Amós Guieiro tem outros 30 livros cadastrados conosco. Veja aqui os outros livros do(a) autor(a), exibidos por ordem de preferência dos usuários.

Livro Temas de Educação e liberdade Temas de Educação e liberdade
Livro ANSIEDADE:  O QUE ESTÁ POR DETRÁS E COMO SUPERÁ-LA ANSIEDADE: O QUE ESTÁ POR DETRÁS E COMO SUPERÁ-LA
Livro Os segredos das mentes fortes Os segredos das mentes fortes
Livro PSICOLOGIA pra quem quer deixar de ser criança PSICOLOGIA pra quem quer deixar de ser criança
Livro Por que os bonzinhos só se fodem: Uma crítica à educação domesticadora e ao altruísmo ingênuo, e a como eles têm produzido milhões de adultos-crianças Por que os bonzinhos só se fodem: Uma crítica à educação domesticadora e ao altruísmo ingênuo, e a como eles têm produzido milhões de adultos-crianças
Livro 32 Ensaios de Desenvolvimento pessoal 32 Ensaios de Desenvolvimento pessoal
Livro A Revolução Verde: Uma crítica ao ecofundamentalismo atual e de como essa nova faceta coletivista ameaça as liberdades individuais e já está nos levando a um novo 1984. A Revolução Verde: Uma crítica ao ecofundamentalismo atual e de como essa nova faceta coletivista ameaça as liberdades individuais e já está nos levando a um novo 1984.
Livro Educação Emocional Educação Emocional
Livro Pedagogia liberal versus Pedagogia Freireana (Educação liberal Livro 2) Pedagogia liberal versus Pedagogia Freireana (Educação liberal Livro 2)
Livro O “Mito” Paulo Freire e mais sete mitos em educação: Uma crítica à abordagem esquerdista que orienta os temas da educação O “Mito” Paulo Freire e mais sete mitos em educação: Uma crítica à abordagem esquerdista que orienta os temas da educação
Livro Coisas que você aprendeu na escola que podem estar atrapalhando sua vida Coisas que você aprendeu na escola que podem estar atrapalhando sua vida
Livro O Estado não veio de Marte: Uma análise cética das organizações políticas O Estado não veio de Marte: Uma análise cética das organizações políticas
Livro Filosofia do indivíduo Filosofia do indivíduo
Livro Pedagogia do Indivíduo Pedagogia do Indivíduo
Livro A Mulher que decidiu virar o jogo da vida depois dos Trinta: Por que Isabelle decidiu ganhar o jogo do amor, do dinheiro, da família e dos relacionamentos? A Mulher que decidiu virar o jogo da vida depois dos Trinta: Por que Isabelle decidiu ganhar o jogo do amor, do dinheiro, da família e dos relacionamentos?
Livro Pedagogia libertária: Uma abordagem politicamente  incorreta da Pedagogia Pedagogia libertária: Uma abordagem politicamente incorreta da Pedagogia
Livro Pare de Acreditar na Educação Pare de Acreditar na Educação
Livro Como Conseguir a Independência Financeira no Mercado de Ações Como Conseguir a Independência Financeira no Mercado de Ações
Livro Odeio Filosofia Odeio Filosofia
Livro Quem é seu dono?: Em defesa da privatização da vida Quem é seu dono?: Em defesa da privatização da vida
Livro Por uma Reforma Liberal do Ensino (Educação liberal Livro 3) Por uma Reforma Liberal do Ensino (Educação liberal Livro 3)
Livro Educação: Por uma ótica liberal (Educação liberal Livro 4) Educação: Por uma ótica liberal (Educação liberal Livro 4)
Livro Por que não Acredito nessa Educação Por que não Acredito nessa Educação
Livro Educação sem Estado Educação sem Estado
Livro O Mensageiro da Liberdade O Mensageiro da Liberdade
Livro Pedagogia liberal (Educação liberal Livro 5) Pedagogia liberal (Educação liberal Livro 5)

Aprenda a ler de forma eficiente!

Livro grátisGratuito no Kindle Unlimited

Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.

A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.

Leia agora! →