Educação: Por uma ótica liberal (Educação liberal Livro 4)

⭐⭐⭐

Educação: Por uma ótica liberal (Educação liberal Livro 4)

Noé Amós Guieiro

Quero este livro!

Quero este livro!

Resumo do livro 🤔

Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro Educação: Por uma ótica liberal (Educação liberal Livro 4) para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.

Os temas debatidos dentro da escola pública do país são orientados por um viés ideológico socialista marxista, por uma Psicologia vitimista e por uma abordagem politicamente correta, decorrendo daí uma doutrinação de ideias contrárias à liberdade, com a fomentação de pensamentos que desrespeitam valores individuais e que apresentam uma visão negativa de conceitos e de fatos históricos que foram positivos para a humanidade, como, por exemplo, o Capitalismo e a Revolução Industrial. Esses temas são abordados por meio de um discurso de total ignorância ao autoempodeiramento e à autorresponsabilidade do indivíduo, condicionantes necessárias à realização da sua vocação emancipatória.
Faz-se necessária uma reflexão dessas discussões sob uma ótica liberal, bem como por meio de uma Psicologia da autorresponsabilidade, além de um tratamento politicamente incorreto, para equilibrar o debate de forma a mostrar o outro lado dessas questões: as pessoas nascem com direitos sociais? Se o senso crítico pregado pela escola incute conspiração contra os valores capitalistas, por que não chamá-lo de senso socialista ou senso marxista? Por que as pessoas criticam a Revolução Industrial, mas não abrem mão do conforto que ela propiciou? Por que tanta gente acha que socialização é manter um espírito coletivo, quando muitos se sentem bem “solitários” no lugar em que estão? Por que as pessoas detestam os políticos, mas querem o Estado para garantir, por exemplo, a inclusão social, ao invés de defender que cada um seja responsável por incluir-se a si mesmo? Por que os representantes dos Direitos Humanos nunca estão do lado da família do cidadão de bem, trabalhador, que sofreu a violência, mas de quem cometeu crime contra ele?
Mostro também que os liberais correm riscos diários de cair na armadilha dos socialistas quando se deixam levar pelo raciocínio coletivista de tentar encontrar solução para problemas gerais, como, por exemplo, a questão da desigualdade social, quando deveriam ficar firmes em que cada um precisa assumir a responsabilidade por si, caso contrário, estaremos criando a velha armadilha da necessidade do Estado intervencionista que ameaçará as liberdades.
Além disso, demonstro, de forma também politicamente incorreta, que equidade é a igualdade marxista com nova roupagem; que todo defensor das minorias é contra o indivíduo como pessoa; que os temas ambientais são enviesados por um ecofundamentalismo; que sexualidade é foro pessoal, não matéria para bancos escolares; que a solidariedade é cobrada de forma ditatorial, anulando seu caráter voluntário; que a tolerância pregada na escola é um atentado aos valores individuais; que a Psicologia vitimista que orienta as discussões na escola produz indivíduos com sentimento de culpa e com tendência ao fracasso, pois nega sua autorresponsabilidade e seu autoempodeiramento, que são condicionantes necessários para levá-los a perceber o quanto são capazes de viver suas vidas e que são vocacionados à emancipação.
Finalmente, faço uma discussão sobre o Capitalismo de livre mercado por oposição a suas práticas bizarras, caracterizadas por um capitalismo estatal intervencionista e praticado ora pela direita oligárquica ora pela esquerda, ambas populistas. Toco em temas como a responsabilidade social e o voluntariado, que chamo de espinhos colocados na pele dos capitalistas e das pessoas comuns para incutir-lhes culpa, a fim de levá-los à servidão. Procuro desconstruir uma verdade aceita que é o bem comum, chamando atenção para o fato de que o bem verdadeiro é o que nasce do interesse pessoal, do qual o bem comum deve ser consequência natural, não um fim a que se deva buscar. Discuto uma oposição que acho das mais importantes, que é o discernimento versus o ensinamento, destacando o quanto o primeiro é prejudicado pelo segundo, em função de uma educação que ainda acredita que o ser humano é uma tabula rasa...

Faça a leitura online 📖

Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.

* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.

Setas indicando botão de compra

Comprar na AmazonComprar na Amazon

Visão Geral em PDF

Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro Educação: Por uma ótica liberal (Educação liberal Livro 4) em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.

Incorpore este livro ao seu site ou blog!

Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:

Vai ficar assim:

Outros livros de Noé Amós Guieiro para ler online 📚

Além deste livro que você está lendo, Noé Amós Guieiro tem outros 30 livros cadastrados conosco. Veja aqui os outros livros do(a) autor(a), exibidos por ordem de preferência dos usuários.

Livro Temas de Educação e liberdade Temas de Educação e liberdade
Livro ANSIEDADE:  O QUE ESTÁ POR DETRÁS E COMO SUPERÁ-LA ANSIEDADE: O QUE ESTÁ POR DETRÁS E COMO SUPERÁ-LA
Livro Os segredos das mentes fortes Os segredos das mentes fortes
Livro PSICOLOGIA pra quem quer deixar de ser criança PSICOLOGIA pra quem quer deixar de ser criança
Livro Por que os bonzinhos só se fodem: Uma crítica à educação domesticadora e ao altruísmo ingênuo, e a como eles têm produzido milhões de adultos-crianças Por que os bonzinhos só se fodem: Uma crítica à educação domesticadora e ao altruísmo ingênuo, e a como eles têm produzido milhões de adultos-crianças
Livro 32 Ensaios de Desenvolvimento pessoal 32 Ensaios de Desenvolvimento pessoal
Livro A Revolução Verde: Uma crítica ao ecofundamentalismo atual e de como essa nova faceta coletivista ameaça as liberdades individuais e já está nos levando a um novo 1984. A Revolução Verde: Uma crítica ao ecofundamentalismo atual e de como essa nova faceta coletivista ameaça as liberdades individuais e já está nos levando a um novo 1984.
Livro Educação Emocional Educação Emocional
Livro Pedagogia liberal versus Pedagogia Freireana (Educação liberal Livro 2) Pedagogia liberal versus Pedagogia Freireana (Educação liberal Livro 2)
Livro O “Mito” Paulo Freire e mais sete mitos em educação: Uma crítica à abordagem esquerdista que orienta os temas da educação O “Mito” Paulo Freire e mais sete mitos em educação: Uma crítica à abordagem esquerdista que orienta os temas da educação
Livro AnarcoFilosofia: Uma abordagem politicamente incorreta  dos temas e da história da Filosofia AnarcoFilosofia: Uma abordagem politicamente incorreta dos temas e da história da Filosofia
Livro Coisas que você aprendeu na escola que podem estar atrapalhando sua vida Coisas que você aprendeu na escola que podem estar atrapalhando sua vida
Livro O Estado não veio de Marte: Uma análise cética das organizações políticas O Estado não veio de Marte: Uma análise cética das organizações políticas
Livro Filosofia do indivíduo Filosofia do indivíduo
Livro Pedagogia do Indivíduo Pedagogia do Indivíduo
Livro A Mulher que decidiu virar o jogo da vida depois dos Trinta: Por que Isabelle decidiu ganhar o jogo do amor, do dinheiro, da família e dos relacionamentos? A Mulher que decidiu virar o jogo da vida depois dos Trinta: Por que Isabelle decidiu ganhar o jogo do amor, do dinheiro, da família e dos relacionamentos?
Livro Pedagogia libertária: Uma abordagem politicamente  incorreta da Pedagogia Pedagogia libertária: Uma abordagem politicamente incorreta da Pedagogia
Livro Pare de Acreditar na Educação Pare de Acreditar na Educação
Livro Como Conseguir a Independência Financeira no Mercado de Ações Como Conseguir a Independência Financeira no Mercado de Ações
Livro Odeio Filosofia Odeio Filosofia
Livro Quem é seu dono?: Em defesa da privatização da vida Quem é seu dono?: Em defesa da privatização da vida
Livro Por uma Reforma Liberal do Ensino (Educação liberal Livro 3) Por uma Reforma Liberal do Ensino (Educação liberal Livro 3)
Livro Por que não Acredito nessa Educação Por que não Acredito nessa Educação
Livro Educação sem Estado Educação sem Estado
Livro O Mensageiro da Liberdade O Mensageiro da Liberdade
Livro Pedagogia liberal (Educação liberal Livro 5) Pedagogia liberal (Educação liberal Livro 5)

Aprenda a ler de forma eficiente!

Livro grátisGratuito no Kindle Unlimited

Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.

A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.

Leia agora! →