Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro Revolução: Variações em torno de um acorde conceitual para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.
Este livro discute o conceito de Revolução. Além disso, é sua intenção principal aproveitar as reflexões e exemplificações que pautam este estudo para desenvolver, adicionalmente, uma proposta que poderá beneficiar futuras reflexões sobre conceitos diversos, ou, de maneira mais geral, sobre o que é um conceito. Trata-se de trabalhar em torno de uma nova analogia a ser aplicada à teoria dos conceitos. A ideia é que os conceitos – a se considerar a diversidade de elementos que constitui a sua compreensão – pode ser pensado como um “acorde”, a partir de inspiração no modelo musical. Para desenvolver esta proposta, o autor esclarece o que é um “acorde” na música, e como este recurso poderia ser transposto para a filosofia e para outros campos de saber que elaboram suas diversas possibilidades conceituais. Deste modo, além de sua reflexão mais específica sobre o conceito de "revolução", o que o autor propõe é que passemos a compreender com uma imaginação musical qualquer dos conceitos que atravessam os mais diversificados campos de saber. A proposta de aplicação de uma imaginação musical à filosofia dos conceitos , e a operacionalização criativa de uma analogia do conceito com o acorde, é uma contribuição original e pioneira do autor que pode beneficiar a todos os campos de saber.
Com relação ao conceito de "Revolução", tema mais específico do ensaio, o autor procura desvendar os diversos elementos que constituem este conceito e que se relacionam entre si. As revoluções envolvem necessariamente algum tipo de violência? Produzem sempre o novo, ou consciência do novo? Que tipos de rupturas são possíveis quando existe uma revolução em curso? O que está por trás do poder emblemático e inspirador das revoluções? Como, conceitualmente, podemos entender as revoluções sociais e políticas, de um lado, e, de outro, as revoluções transversais de todos os tipos, como as revoluções artísticas, as revoluções científicas, a revolução agrícola, a revolução urbana, a revolução industrial ou a revolução digital? Que outras revoluções, capazes de transformar globalmente a vida humana, ainda estariam por vir na história futura? Questões como estas são propostas pelo autor, que depois de examinar algumas diferentes proposições conceituais para a ideia de Revolução, termina por apresentar a sua própria conceituação, no interesse de encontrar um conceito que abarque tanto as revoluções sociais e políticas que se dão nos âmbitos locais, como as revoluções transversais que afetam a vida humana como um todo.
Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.
* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.
Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro Revolução: Variações em torno de um acorde conceitual em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.
Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:
Vai ficar assim:
Além deste livro que você está lendo, José D'Assunção Barros tem outros 58 livros cadastrados conosco. Veja aqui os outros livros do(a) autor(a), exibidos por ordem de preferência dos usuários.
Separamos algumas categorias de livros gratuitos para que você possa baixar.
Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.
A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.