Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro O Puro Sujeito do Conhecimento segundo Schopenhauer para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.
Querer o menos possível e conhecer o mais possível, eis a máxima que conduziu minha trajetória de vida. Pois a vontade é o que há de mais comum e de pior em nós. Devemos ocultá-la como se faz com a genitália, embora ambos sejam a raiz de nosso ser.
Este pequeno ensaio é uma leitura de O Mundo como Vontade e como Representação, mais especificamente os parágrafos 30 a 36, cujo tema central é o Puro Sujeito do Conhecimento.
O que é ou quem é este sujeito? Certamente ele não é um único individuo, mas é certamente um único sujeito, já que é universal. É em certo sentido um estado de experiência estética, pois este Puro Sujeito refere-se a todo indivíduo que se esquece de si enquanto indivíduo – tornando-se sujeito – e se perde no objeto ou na pura objetidade. Nessa “perdição” de si no objeto, o indivíduo é, de uma feita, sujeito e objeto. Sujeito e objeto, aqui, são correlatos indissociáveis, já que há um espelhamento perfeito entre a Idéia (objeto ou objetidade adequada da vontade) e o puro sujeito do conhecimento. Quem intui (o gênio) não se pode separar daquilo que se intui (a Ideia): “claro espelho do objeto”.
Para que tenhamos uma compreensão adequada deste conceito, central na filosofia de Schopenhauer, dividiremos o tema em pequenos sub-capítulos, com a finalidade de explicitar em esquema de comparações e contraposições, o que significa o puro sujeito do conhecimento. Qual a diferença entre o gênio e o homem comum?
É preciso, de antemão, diferenciarmos os conceitos de indivíduo e sujeito, diferenciação fundamental que nos permitirá entender a unidade e a multiplicidade e em qual destes âmbitos se situam o gênio e o homem comum.
Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.
* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.
Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro O Puro Sujeito do Conhecimento segundo Schopenhauer em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.
Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:
Vai ficar assim:
Além deste livro que você está lendo, Claudio Donato tem outros 23 livros cadastrados conosco. Veja aqui os outros livros do(a) autor(a), exibidos por ordem de preferência dos usuários.
Separamos algumas categorias de livros gratuitos para que você possa baixar.
Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.
A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.