A Idéia de Liberdade em Hegel

⭐⭐⭐

A Idéia de Liberdade em Hegel

Claudio Donato

Quero este livro!

Quero este livro!

Resumo do livro 🤔

Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro A Idéia de Liberdade em Hegel para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.

Neste trabalho dissertarei sobre o conceito e a Idéia de liberdade em Hegel. Trata-se de um estudo de cunho interpretativo, de modo que, além da fundamentação teórica baseada na bibliografia indicada, tecerei comentários, também, pessoais.
Seria a liberdade plena? Uma liberdade plena seria medida, cerceada até? Não são contraditórios os conceitos de liberdade e restrição? Mas, por outro lado, uma liberdade plena, no sentido de absoluta, desmedida, sem limites, seria possível?
Que poder é este se que movimenta dentro do espírito absoluto? Um poder racional? A autodeterminação do espírito subjetivo do homem no Espírito Absoluto pode garantir alguma liberdade (freiheit) desse mesmo espírito subjetivo (gheist)?
“A subjetividade da liberdade, por si infinita, constitui o princípio do ponto de vista da moralidade” (§ 104). Ora, é a própria Idéia (não no sentido platônico) de liberdade, quando efetivada, determinada a partir do movimento da história, o sumo princípio da moralidade (ou o primeiro princípio, como queria Aristóteles). Assim, se a Idéia de liberdade se efetiva no Direito, então, o Direito é o princípio, também, da moralidade.
Será que os elementos da lógica (e portanto do espírito humano) são suficientes para explicar os conceitos de direito e liberdade ao homem? O que é o Direito? O que é a liberdade? As leis realmente efetivam o Direito? E mais: será possível a liberdade?
Mas é no espírito objetivo que se realiza (efetiva) a liberdade (freiheit). O espírito objetivo, como movimento lógico, é a própria efetivação da liberdade. Sim, a liberdade é objetiva; e o sujeito (individual) quer ser livre. Quer realmente? É possível o sujeito ser livre? A subjetividade humana (não de um único indivíduo) quer ser livre? E para se ser livre, é preciso obedecer a leis?
São questões como estas, supracitadas, que me instigam nesta investigação acerca do Sujeito e da Liberdade na filosofia hegeliana.
A moralidade, por exemplo, é subjetividade (é tipicamente subjetiva), mas que, no sistema de Hegel, está dentro do espírito objetivo (subjetivo do objetivo). A subjetividade é um tipo de poder de autodeterminar-se-a-si-mesma absolutamente: autodeterminação absoluta. A moralidade é expressão de uma vontade infinita. Tal vontade infinita (expressa pela moralidade) só pode ser livre (limitada) se unida ao Estado, ou seja, esta moralidade (não mais no sentido de moral enquanto substância (como entidade ou ainda como algum tipo de conduta consciente), mas moral como adesão livre), tal adesão é impulsionada pela racionalidade. Assim, haverá razões éticas, morais e pragmáticas que servirão de base para a formulação do Direito.
É no homem que se dá a liberdade efetivada. Tal liberdade é de natureza totalmente racional, e esta liberdade (efetivada) é conseqüência de uma vontade livre. Tal vontade livre determina a própria liberdade como uma segunda natureza (diferente de uma primeira natureza, a saber, da “physis”), realizada no Direito (objetivo). É a partir da vontade livre (não como vontade individual, de um indivíduo), como produção de um mundo (“Ideal” de liberdade efetivado como real, objetivo), que se efetiva a liberdade. E que mundo (kósmos, ordem, medida) objetivo é este? Resposta: o próprio Direito. Ora, o Direito é a própria realização da liberdade, já que a liberdade é algo objetivo. Esta objetivação da liberdade é a possibilidade mesma de o ser-aí ser no mundo.
A vontade livre é indeterminação e desmedida, mas pode encontrar determinação e medida no Direito. Tal Direito garantirá a liberdade? É ele a própria liberdade?
A liberdade precisa sempre estar dentro de limites (“aprisionada”), determinada.

Faça a leitura online 📖

Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.

Carregando livro online...

* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.

Setas indicando botão de compra

Comprar na AmazonComprar na Amazon

Visão Geral em PDF

Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro A Idéia de Liberdade em Hegel em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.

Incorpore este livro ao seu site ou blog!

Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:

Vai ficar assim:

Outros livros de Claudio Donato para ler online 📚

Além deste livro que você está lendo, Claudio Donato tem outros 23 livros cadastrados conosco. Veja aqui os outros livros do(a) autor(a), exibidos por ordem de preferência dos usuários.

Livro Português para concursos públicos e vestibulares Português para concursos públicos e vestibulares
Livro Resumos dos livros do vestibular UFSC: Obras literárias para o Vestibular UFSC 2017 Resumos dos livros do vestibular UFSC: Obras literárias para o Vestibular UFSC 2017
Livro Apostila Arquivista Concurso público em Arquivologia Apostila Arquivista Concurso público em Arquivologia
Livro Não há nada lá fora: Ensaio sobre Spinoza Não há nada lá fora: Ensaio sobre Spinoza
Livro Schopenhauer: "A Vida é Sofrimento" Schopenhauer: "A Vida é Sofrimento"
Livro CONCURSO PÚBLICO CPTM - PROVAS ANTERIORES COM GABARITO PARA GABARITAR CONCURSO PÚBLICO CPTM - PROVAS ANTERIORES COM GABARITO PARA GABARITAR
Livro Apostila Concurso Público Agente Penitenciario da Polícia Federal Apostila Concurso Público Agente Penitenciario da Polícia Federal
Livro O Lógos Hegeliano: Resposta à Pergunta "O que é Filosofia?" O Lógos Hegeliano: Resposta à Pergunta "O que é Filosofia?"
Livro Ganhe dinheiro sem sair de casa Ganhe dinheiro sem sair de casa
Livro Compêndio Crítica de Cinema VOLUME I Compêndio Crítica de Cinema VOLUME I
Livro Compêndio Crítica de Cinema VOLUME II Compêndio Crítica de Cinema VOLUME II
Livro Apostila Concurso Público BNDES Apostila Concurso Público BNDES
Livro Apostila Concurso Público: Assistente de Gestão de Políticas Públicas I Apostila Concurso Público: Assistente de Gestão de Políticas Públicas I
Livro O Puro Sujeito do Conhecimento segundo Schopenhauer O Puro Sujeito do Conhecimento segundo Schopenhauer
Livro O Feitiço do Fetiche e o Novo Deus O Feitiço do Fetiche e o Novo Deus
Livro Apostilas para concurso da EMBRATUR Apostilas para concurso da EMBRATUR
Livro Uma nova concepção de verdade como correspondência - Tese de Filosofia Uma nova concepção de verdade como correspondência - Tese de Filosofia
Livro O Abismo Sagrado O Abismo Sagrado
Livro Ton eroticon (Do Amor): filosofia e psicanálise Ton eroticon (Do Amor): filosofia e psicanálise