Alfredo Braga Furtado
Quero este livro!Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro Como Escrever Artigos Científicos, Dissertações e Teses: 2ª edição para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.
Este livro destina-se a estudantes que desejam elaborar artigos científicos (acadêmicos), dissertações ou teses, oferecendo-lhes orientações de como desincumbir-se desta tarefa com sucesso. O livro apresenta elementos importantes para a redação dos três tipos de trabalhos acadêmicos citados (artigo científico, dissertação e tese), destacando características desejáveis que estes tipos de texto devem apresentar (como concisão, precisão, não ambiguidade, clareza, objetividade, imparcialidade, coerência, obediência à norma culta da língua), estruturas e padrões a que estão sujeitos.
O que esta segunda edição traz de novidade em relação à anterior (de 2017)? Foi incluído um capítulo novo – o de número 5 – com exemplo de estrutura de artigo científico e de tese que levam em conta, em linhas gerais, as orientações apresentadas na Seção 4.4 (“Estrutura do artigo científico, dissertação ou tese”) do Capítulo 4 (“Aspectos Teóricos da Redação Científica”).
Ao utilizar o livro da 1ª edição em minhas aulas, observei que precisava preencher esta lacuna: fornecer exemplo ilustrativo (real) de artigo científico e de tese bem estruturada. A Seção 8.2 (“Alguns Exemplos de Melhorias em Texto”) ganhou três exemplos adicionais.
Além disso, foi incluída a Seção 8.3 (“Exercícios de Correção de Textos”), com 155 frases para serem analisadas e, quando necessário, corrigidas pelo leitor. Comento cada uma das frases, apontando a correção devida, quando é o caso. No fim de cada capítulo, foi incluída a seção “Leitura e Reflexão”: ela consta de textos extraídos de meus livros de crônicas (ao todo 20 textos foram incluídos nesta obra); são abordados assuntos ou casos relevantes, para reflexão.
O Capítulo 9, Metodologia, foi ampliado, com a inclusão da seção (9.1) que descreve as técnicas de levantamento de dados; também a seção (9.2) que descreve os tipos de pesquisa de acordo com o procedimento técnico (pesquisa empírica, pesquisa teórica, pesquisa teórica empírica, pesquisa histórica, estudo de caso, revisão sistemática da literatura); a seção (9.3) que descreve os níveis de profundidade da pesquisa (pesquisa exploratória, pesquisa descritiva, pesquisa explicativa).
O conteúdo do livro é descrito em seguida, capítulo a capítulo. O Capítulo 1 contém introdução ao assunto. No Capítulo 2, são definidos os limites da ciência e o conhecimento científico é caracterizado. O Capítulo 3 traz uma definição de projeto de pesquisa. Normalmente, no âmbito de projetos de pesquisa é que esforços de investigação científica são realizados e que acabam por redundar na escrita de TCCs, de artigos científicos e mesmo de dissertações ou teses.
No Capítulo 4 são apresentados aspectos técnicos da redação científica, com ênfase para as características peculiares deste tipo de texto, como para sua estruturação em capítulos ou seções; este Capítulo é finalizado com a caracterização de plágio. No Capítulo 5 são apresentadas as estruturas de um artigo científico e de uma tese, que podem ser tomadas como referência pelo leitor para o seu texto específico, em termos de abrangência, organização, concatenação de conteúdo, completude. O capítulo inicia com a identificação de características de artigos, dissertações e teses com boa organização das partes componentes. O Capítulo 6 mostra como fazer citação a uma obra consultada para evitar incorrer em plágio.
O Capítulo 7 apresenta as formas de prover informações sobre os diferentes tipos de obras citadas no texto. Se o Capítulo 4 descreve uma visão macroscópica do texto científico, o Capítulo 8, por sua vez, procura contemplar aspectos microscópicos, com a apresentação de uma lista (parcial) de erros frequentes, verificados pelo autor na função de orientador de estudantes de graduação e pós-graduação. O Capítulo 9 focaliza os aspectos metodológicos do texto científico, dando conta de como a investigação foi realizada. Seguem-se as considerações finais do livro.
Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.
* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.
Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro Como Escrever Artigos Científicos, Dissertações e Teses: 2ª edição em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.
Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:
Vai ficar assim:
Além deste livro que você está lendo, Alfredo Braga Furtado tem outros 73 livros cadastrados conosco. Veja aqui os outros livros do(a) autor(a), exibidos por ordem de preferência dos usuários.
Separamos algumas categorias de livros gratuitos para que você possa baixar.
Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.
A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.