Antônio Carlos dos Santos
Quero este livro!Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro Pitágoras: tortura, magia e matemática na escola de filosofia que mudou o mundo (Coleção Quasar K+ Livro 9) para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.
Pitágoras nasceu na Grécia e viveu entre os séculos VI e V a.C.
Ávido por conhecimento, passou mais de vinte anos no Egito, onde - junto a mestres, magos e sacerdotes - desenvolveu habilidades que o levariam a figurar como um dos maiores ícones da humanidade.
Quando os exércitos persas invadiram o Egito, foi feito prisioneiro e enviado, pelo rei Cambises, para a Babilônia. Na Mesopotâmia aprofundou os estudos que resultaram nas maravilhosas descobertas relacionadas à matemática, à astronomia, à metafísica e à filosofia.
Na política, experimentou uma importante transição histórica. A aristocracia galvanizava o apoio de intelectuais, artistas e dos extratos mais esclarecidos da população, pois que a monarquia invariavelmente desaguava na tirania, e a democracia, na dissimulada demagogia. Também a aristocracia, quando em desequilíbrio, resultava na oligarquia, o que não impediu que ilustres personalidades, como Pitágoras, defendessem este sistema político.
Criou na ilha de Samos, onde nasceu, a Semicírculo, centro de ensino dedicado à difusão de sua doutrina. Os filiados deveriam abrir mão do patrimônio pessoal aderindo a rígidos princípios como a lei do silêncio e a do absoluto segredo. A primeira obrigava o iniciado a permanecer calado, impedido de falar por até 9 anos, apenas escutando para melhor assimilar os ensinamentos dos mestres; já a segunda lei proibia a divulgação das descobertas científicas para os não filiados, para o público externo.
Problemas políticos o obrigaram ao exílio em Crotona. Nesta cidade - hoje território italiano - fundou a Escola de Filosofia. O vegetarianismo; as pesquisas com a magia, o espiritismo e a metafísica; a obstinação pela simplicidade e o exercício da reflexão crítica; a numerologia e a matemática; a astronomia, a música e a filosofia compunham os campos de interesse dos pitagóricos.
O Teorema de Pitágoras, as descobertas dos números perfeitos e dos figurados, da proporção áurea, dos intervalos musicais e suas proporções aritméticas são exemplos que mostram criatividade e genialidade.
A formulação teórica e a prática de exercícios para a expansão da memória constituíam atividades prioritárias. E o objetivo não era, simplesmente, melhor lidar com a concentração e a conscientização sobre a vida presente, mas, sobretudo, recuperar as lembranças das vidas passadas.
Meditação profunda, o exame da consciência, o raciocínio lógico e a reflexão crítica eram os substratos para conquistar a libertação da matéria e a sublimação do espírito. Na doutrina enfatizavam o ciclo da transmigração da alma e uma visão do universo como expressão da numerologia e do dualismo espírito-matéria.
Foi mergulhando neste contexto histórico que o autor desenvolveu as tramas e conflitos que sustentam ‘Pitágoras - tortura, magia e matemática na escola de filosofia que mudou o mundo’, uma peça teatral original que conduz o leitor aos mistérios do mundo antigo. Grécia, Egito e a Babilônia são os cenários das disputas políticas entre os defensores da harmonia consagrada nos números racionais e os descobridores da inovação que provocaria o desequilíbrio cósmico, os números irracionais; conflito responsável por levar Pitágoras a uma frustrada tentativa de suicídio.
O assassinato de Hípaso de Metaponto; a numerologia e suas relações com a harmonia cósmica; as vinculações da matemática com a magia e a espiritualidade; a discalculia e as defasadas didáticas que dificultam o ensino da matemática são abordados num cenário de debates, contendas, crimes e traições.
O enredo disseca, ainda, o grave infortúnio político contemporâneo que vem da época de Pitágoras: a demagogia enquanto doença crônica da democracia.
Um texto de fôlego. Investigação histórica, criatividade literária e provocações – ora sutis, ora ostensivas, mas sempre engenhosas - um presente, sem dúvidas, para o leitor que persegue a diversão inteligente.
Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.
* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.
Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro Pitágoras: tortura, magia e matemática na escola de filosofia que mudou o mundo (Coleção Quasar K+ Livro 9) em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.
Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:
Vai ficar assim:
Além deste livro que você está lendo, Antônio Carlos dos Santos tem outros 59 livros cadastrados conosco. Veja aqui os outros livros do(a) autor(a), exibidos por ordem de preferência dos usuários.
Separamos algumas categorias de livros gratuitos para que você possa baixar.
Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.
A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.