Antônio Carlos dos Santos
Quero este livro!Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro Otelo, de Shakespeare: a inveja destrói pessoas, famílias e organizações (Coleção Quasar K+ Livro 11) para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.
Neste livro, “Otelo – a inveja destrói pessoas, famílias e organizações”, Antônio Carlos examina a obra de Shakespeare à luz das consequências que a inveja ocasiona, tanto em nível de indivíduos como de seus familiares, mas, sobretudo no plano das organizações, impactos que, via de regra, podem levar ao debacle das instituições.
“Otelo, o mouro de Veneza” é uma das obras primas de Shakespeare. A tragédia adota a inveja como uma de suas molas propulsoras. O ciúme, a traição, o amor e o racismo são os demais componentes que complementam a obra literária escrita nos idos de 1.603 e que se constitui em uma das peças mais encenadas, mundo afora.
O mouro Otelo, general a serviço de Veneza, apaixona e se casa com Desdêmona, filha de um poderoso senador da república. Tudo corre bem até que entra em cena uma personagem maquiavélica, Iago, que, preterido em uma promoção, passa a tramar contra a felicidade do casal. Competente, virtuoso, mas inseguro, Otelo se deixa conduzir e, consumido pelos ciúmes, acaba protagonizando o infausto desfecho.
O bardo inglês, com maestria, escolheu esta obra para discutir um tema que a literatura abraça desde que a espécie começou a refletir sobre a condição humana, a inveja.
A inveja é um sentimento que, necessariamente, relaciona-se com o outro; ocorre quando uma comparação evidencia a ausência – no observador - de um bem material ou de uma qualidade existente na pessoa considerada.
Pode se manifestar de diferentes formas, as consequências, porém, são as mais perversas, incontroláveis sensações de angústia e raiva, alimentando explosivas expectativas de obter as qualidades ou bens cobiçados.
Além de ser um dos maiores escritores ingleses, William Shakespeare é o maior dramaturgo de todos os tempos. Suas obras inspiraram cineastas como Akira Kurosawa - Ran e Trono Manchado de Sangue –, e romancistas como Machado de Assis – Dom Casmurro.
Machado de Assis, o maior nome da literatura brasileira se inspirou em Otelo para escrever o clássico Dom Casmurro. Este romance foi lançado em 1899 e até os anos 60 era considerado as memórias de um protagonista traído pela mulher que a vida inteira amou. Foi necessário que a crítica norte-americana Helen Caldwell (1094-1987) resgatasse a vinculação entre Machado e Shakespeare – Otelo e Dom Casmurro – para evidenciar que a ficção brasileira encerra memórias narradas a partir de um homem consumido pelo ciúme.
É preciso considerar que, ao manobrar de uma só vez quatro personagens - Otelo, Rodrigo, Cássio e Emília - Iago leva o general mouro a acreditar na traição da inocente Desdêmona. Quando migramos do universo de Shakespeare para o de Machado de Assis é quase natural concluir pela inocência de Capitu.
Dentre as obras do bardo inglês se destacam Hamlet, Rei Lear, Macbeth, Romeu e Julieta, Sonho de uma Noite de Verão, Medida por Medida...
Shakespeare tem suas peças montadas em todos os rincões do planeta. Não há continente que ignore a majestosa obra deste ícone da literatura universal. E a razão de tão vigoroso prestígio não poderia ser outro, reside no fato de discorrer sobre a essência do que vai na alma humana, condição que permite transpor as barreiras impostas por credos, cultura, idioma, política, raça, período histórico...
Em profundidade, Antônio Carlos aborda a cobiça, a ambição, os desejos desenfreados e os impactos desses sentimentos na produtividade das organizações – públicas e privadas -, destacando aspectos como a meritocracia, a fisiologia, o tráfico de influência, a sacralização das lideranças dissimuladas, e as disfunções do aparelho de estado.
Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.
* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.
Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro Otelo, de Shakespeare: a inveja destrói pessoas, famílias e organizações (Coleção Quasar K+ Livro 11) em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.
Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:
Vai ficar assim:
Além deste livro que você está lendo, Antônio Carlos dos Santos tem outros 59 livros cadastrados conosco. Veja aqui os outros livros do(a) autor(a), exibidos por ordem de preferência dos usuários.
Separamos algumas categorias de livros gratuitos para que você possa baixar.
Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.
A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.