Antônio Carlos dos Santos
Quero este livro!Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro Anhangá, o espírito protetor da natureza: a lenda indígena para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.
Anhangá, na cultura indígena é a divindade protetora da floresta e dos animais, o ente espiritual defensor do meio ambiente, o guardião do planeta.
Deus da caça no campo, Anhangá persegue e castiga os índios que cometem excessos, os que acossam e matam animais por puro divertimento. A caça é admitida desde que realizada em função da sobrevivência e da segurança alimentar. Qualquer outra possibilidade é tratada como crime ambiental e recebe do espírito protetor da natureza punição exemplar.
Os que se dedicam à caça de filhotes ou de animais prenhes ou que estejam amamentando recebem as punições mais rigorosas.
Anhangá pode assumir a forma do boi ou a do peixe, o aspecto do macaco ou o do pássaro, a aparência da onça pintada ou a do jacaré, não existe limitação para as mutações, a necessidade é quem dá o norte.
Quando na forma de veado, sua conformação mais popular – a de um cervo branco com olhos de fogo e uma cruz na testa – atende pelo nome de Suaçu-anhangá; quando o espírito se materializa como tatu, passa a ser denominado Tatu-anhangá. Adora se transformar em touro para gozar da força desproporcional deste animal, ocasiões em que é conhecido como Tapira-anhangá; na forma do maior peixe da Amazônia é chamado de Pirarucu-anhangá. Já quando adota a aparência humana, Anhangá passa a ser conhecido como Mira-anhangá.
É este rico substrato que dá sustentação às narrativas e aos conflitos que movimentam a peça teatral “Anhangá, o espírito protetor da natureza – a lenda indígena”.
Cabe ao espírito de luz liderar uma luta titânica em defesa do planeta, ameaçado por políticos corruptos, empresários vigaristas e uma malta de estrangeiros inescrupulosos que, sob o pretexto de promover a prosperidade, enganam, iludem, fraudam, roubam os recursos naturais e pulverizam os sonhos e as esperanças da população em busca de justiça e desenvolvimento sustentável.
A fauna, a flora e a relação do homem com a natureza; a caça de extermínio; o tráfico de animais e a biopirataria; a exploração predatória dos recursos minerais e naturais; os mecanismos de dominação econômica; a corrupção na administração pública e no mundo empresarial; a desumanização; o ataque aos valores tradicionais e a hegemonia cultural, temas candentes que atormentam o homem moderno e que são discutidos na peça com a profundidade, o humor e a leveza propiciados pela comédia, pela sátira e pelo drama, gêneros desenvolvidos pelo teatro clássico grego e que o autor utiliza com maestria e criatividade.
Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.
* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.
Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro Anhangá, o espírito protetor da natureza: a lenda indígena em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.
Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:
Vai ficar assim:
Além deste livro que você está lendo, Antônio Carlos dos Santos tem outros 59 livros cadastrados conosco. Veja aqui os outros livros do(a) autor(a), exibidos por ordem de preferência dos usuários.
Separamos algumas categorias de livros gratuitos para que você possa baixar.
Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.
A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.