Filosofia da Loucura: PSICOSE, NEUROSE E PERVERSÃO – Visão crítica a partir das filosofias antropológica e existencial-humanista (Teses e Dissetações Livro 4)

⭐⭐⭐

Filosofia da Loucura: PSICOSE, NEUROSE E PERVERSÃO – Visão crítica a partir das filosofias antropológica e existencial-humanista (Teses e Dissetações Livro 4)

Cleberson Eduardo da Costa

Quero este livro!

Resumo do livro 🤔

Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro Filosofia da Loucura: PSICOSE, NEUROSE E PERVERSÃO – Visão crítica a partir das filosofias antropológica e existencial-humanista (Teses e Dissetações Livro 4) para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.

(a5,148 páginas)
I
Quando se fala do homem em termos da formação estrutural da sua personalidade clínica ou psicopatológica (psicose, neurose e perversão), dados os relevantes estudos da antropologia, em especial a filosófica, descobre-se que:
1-Qualquer cultura, em síntese, é apenas uma das muitas ou diferentes lentes através da qual determinado indivíduo vê e se relaciona com mundo;
2-As diferentes culturas são apenas diferentes opiniões ou visões de mundo, corporificadas em modos diferentes de ser, de ver, de sentir, de dizer, de pensar e de existir;
3-As diferentes culturas trazem em si as suas mais radicais, absurdas ou ditas inconcebíveis ideias de verdade ou normalidade quando comparadas e/ou confrontadas umas às outras.
II
A tentativa de uma globalização cultural, ou padronização de normas, valores e costumes, aos moldes da econômica, fracassou ou não tem tido o mesmo êxito. Ou seja, vemos um mundo hoje (no que se refere ao tratamento desumano dado aqueles que, fugindo de guerras civis etc. buscam auxílios em territórios estrangeiros) de regresso a nacionalismos e a formas xenófobas de existir e lidar com os diferentes e/ou as diferenças.
Nesse sentido, frise-se: a questão entre “psicopatologia versus normalidade” hoje não é e/ou não tem sido apenas de grau, como pensaram Freud e Lacan, mas também cultural, ética e/ou de valores.
Ou seja, indivíduos pertencentes a uma determinada cultura ou grupo, dado o caráter etnocêntrico e xenófobo das culturas, podem considerar loucos ou psicopatológicos os de outros se comparados a si.
Pense-se, por exemplo, no caso das brigas entre torcidas; nas guerras fundamentadas em diferentes concepções político-econômicas, morais ou religiosas; nos diferentes tipos de apartheids; nas diferentes formas de xenofobia; nos diferentes modos de desrespeito às diferenças; nas diferentes formas de se perceber ou encarar a vida de indivíduos que vivem em nichos culturais e socioeconômicos diferentes; nas formas machistas de muitos homens no mundo tratarem as mulheres; nas diferentes formas, às vezes deturpadas, de algumas mulheres viverem ou praticarem o que chamam de feminismo, etc.
Hoje, alvorecer do século XXI, pode-se dizer que o que (na maioria das vezes) tem acarretado desestrutura nas personalidades ou psicopatologias, muito além dos fatores ditos genéticos ou orgânicos, são aqueles oriundos:
1-De choques culturais;
2-De extremas desigualdades socioeconômicas;
3-De competições e/ou comparações hierarquizadas entre indivíduos diferentes;
4-De ideologias que pregam a meritocracia e o individualismo;
5-De xenofobias ou de desrespeitos às diferenças e/ou aos diferentes;
6-De ideias radicais ou ortodoxas que migram para a psique dos indivíduos como se fossem deles, possuindo-os, dando-os todavia a ilusão de serem os possuidores delas e/ou de estarem hiperconscientes, etc.
III
Nesse trabalho, sendo assim, falar-se-á sobre as diferentes estruturas clínicas ou psicopatológicas da personalidade (psicose, neurose e perversão), fundamentadas estas nas ideias de Freud e Jaques Lacan . Na mesma via, sob a égide de axiomas da fenomenologia e das filosofias antropológica e existencial-humanista, esboçar-se-ão visões críticas às ideias tecnicistas e/ou organicistas (homem-máquina) há tempos pré-concebidas e/ou difundidas como parâmetro de normalidade.

Faça a leitura online 📖

Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.

* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.

Setas indicando botão de compra

Comprar na AmazonComprar na Amazon

Visão Geral em PDF

Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro Filosofia da Loucura: PSICOSE, NEUROSE E PERVERSÃO – Visão crítica a partir das filosofias antropológica e existencial-humanista (Teses e Dissetações Livro 4) em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.

Incorpore este livro ao seu site ou blog!

Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:

Vai ficar assim:

Outros livros de Cleberson Eduardo da Costa para ler online 📚

Além deste livro que você está lendo, Cleberson Eduardo da Costa tem outros 19 livros cadastrados conosco. Veja aqui os outros livros do(a) autor(a), exibidos por ordem de preferência dos usuários.

Livro O iluminado: Antologia de Contos O iluminado: Antologia de Contos
Livro Eles Não Reciclam Corações Eles Não Reciclam Corações
Livro Capitalismo, Apologia da "Vita Activa" e Dano Existencial: Dissertação de Mestrado - Coleção "Filósofos do Nosso Tempo" Capitalismo, Apologia da "Vita Activa" e Dano Existencial: Dissertação de Mestrado - Coleção "Filósofos do Nosso Tempo"
Livro Humanização & Emancipação Intelectual Humanização & Emancipação Intelectual
Livro Saber e Poder: O Basico que voce precisa saber para nao ser um alienado Saber e Poder: O Basico que voce precisa saber para nao ser um alienado
Livro Curso - Como Criar e Administrar uma Microempresa (Coleção "Segredos da Prosperidade" Livro 2) Curso - Como Criar e Administrar uma Microempresa (Coleção "Segredos da Prosperidade" Livro 2)
Livro GENOCIDAS-POP, NEOLIBERALISMO & BIOCÍDIO GLOBAL: A ética antiética sociopata e/ou psicopata do capitalismo sistematizada como valor social GENOCIDAS-POP, NEOLIBERALISMO & BIOCÍDIO GLOBAL: A ética antiética sociopata e/ou psicopata do capitalismo sistematizada como valor social
Livro Pedagogia Empresarial: As organizações como espaço-tempo de ensino-aprendizagem Pedagogia Empresarial: As organizações como espaço-tempo de ensino-aprendizagem
Livro O Inferno ou o Céu Somos nós Mesmos: Contos, crônicas, poesias & ensaios filosóficos O Inferno ou o Céu Somos nós Mesmos: Contos, crônicas, poesias & ensaios filosóficos
Livro Hegel Para Professores: O filósofo do Saber Absoluto Hegel Para Professores: O filósofo do Saber Absoluto
Livro Negros, Pardos e Pobres nas Universidades: Mitos rompidos; Novos desafios políticos-educacionais Negros, Pardos e Pobres nas Universidades: Mitos rompidos; Novos desafios políticos-educacionais
Livro Filosofia Antropológica e Educação: Um estudo sobre o pensamento de Nietzsche e a Cultura - Tese de doutorado (Teses e Dissertações Livro 1) Filosofia Antropológica e Educação: Um estudo sobre o pensamento de Nietzsche e a Cultura - Tese de doutorado (Teses e Dissertações Livro 1)
Livro Pedagofilosofia Clínica: Psicanálise pedagógico-filosófica existencial-humanista   (Tese de Pós-doutorado) (Teses & Dissertações Livro 3) Pedagofilosofia Clínica: Psicanálise pedagógico-filosófica existencial-humanista (Tese de Pós-doutorado) (Teses & Dissertações Livro 3)
Livro PSICANÁLISE DA MULHER PÓS-MODERNA: Crônicas, contos, ensaios & poemas (Teses & Dissertações Livro 5) PSICANÁLISE DA MULHER PÓS-MODERNA: Crônicas, contos, ensaios & poemas (Teses & Dissertações Livro 5)
Livro Filosofia da Arte Filosofia da Arte

Aprenda a ler de forma eficiente!

Livro grátisGratuito no Kindle Unlimited

Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.

A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.

Leia agora! →