Hegel Para Professores: O filósofo do Saber Absoluto

⭐⭐⭐

Hegel Para Professores: O filósofo do Saber Absoluto

Cleberson Eduardo da Costa

Quero este livro!

Resumo do livro 🤔

Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro Hegel Para Professores: O filósofo do Saber Absoluto para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.

I
(a5,152 páginas) - Por que Hegel para professores, o chamado filósofo do saber absoluto?
Respondo-vos:
A filosofia de Hegel (1770-1831) a partir do séc.XX experimentou e, ainda hoje – alvorecer do séc. XXI –, tem experimentado um grande renascimento, e tal fato deveu-se e deve-se, em grande parte, a quatro importantes motivos:
1-Porque Hegel foi redescoberto e reavaliado como progenitor filosófico do marxismo (e não somente por marxistas de orientação filosófica);
2-Porque a perspectiva histórica (de busca pelo conhecimento) que Hegel colocou em tudo, em sentido geral, além de Karl Marx, influenciou também:
A-A filosofia de Foucault (1926-1984), com o seu chamado Método Arqueológico;
B-A filosofia de Nietzsche (1844-1900), com a sua “Genealogia da moral” e com a chamada “teoria das três transformações do espírito” (o camelo, o leão e a criança);
C-As filosofias de Sartre e Heidegger, com seus diferentes existencialismos, e também as de muitos outros;
3-Porque, à época, e mais ainda hoje, tem sido crescente o reconhecimento da importância dos seus fundamentos epistemológicos (fenomenológico, sob as bases do seu idealismo dialético) de busca pelo conhecimento.
4-Porque importantes filósofos (Georg Lukács, Herbert Marcuse, Theodor Adorno, Ernst Bloch, Alexandre Kojève e Gotthard Günther) foram e, outros, ainda hoje, têm sido responsáveis diretos e indiretos pelo renascimento de Hegel, colocando em evidência os fundamentos epistemológicos da sua filosofia ou Fenomenologia do Espírito.
II
Entretanto, na mesma via, nenhum filósofo foi e/ou tem sido tão mal traduzido ou interpretado quanto Hegel. Sua filosofia foi em muitos casos deturpada de maneira trágica e, até hoje, devido a esse motivo, tem sido incompreendida ou mal compreendida por muitos, na sua maioria professores. Ou seja, muitos que falaram sobre Hegel não sabiam o que falavam ou, sabendo o que falavam, não souberam corretamente dele falar. Certamente isso se deve ao fato de, por ter sido criticado e pejorativamente chamado de idealista por filósofos como Feuerbach, Karl Marx (1818-1883), Friedrich Engels e outros, ter sido também, na mesma via, colocado historicamente na condição de pensador conservador, inatista e/ou pré-determinista como Platão, Descartes e tantos outros, ou seja, colocado na condição:
1-De preservador das injustiças sociais ou do status quo;
2-De antirrevolucionário.
III
O que se pode dizer, entretanto, e que se verá ao longo deste trabalho é que o idealismo dialético de Hegel, embora o mesmo conceba a natureza como sendo a manifestação da ideia pura, em muito se difere dos idealismos de pensadores clássicos como Platão e modernos como Descartes, uma vez que, para ele, Hegel, as ideias puras, que dão origem à natureza, não são imutáveis, pois o Ser é concebido por ele como Devir (vir a ser) e, a verdade, dentro desse contexto, é compreendida como algo histórico, ou seja, como aquilo que se manifesta dialeticamente no tempo. Isto é, Hegel, sem sombra de dúvidas, epistemologicamente falando, deu saltos qualitativos em relação a todos os outros filósofos, e não somente aqueles considerados idealistas.
IV
Mesmo Karl Marx (e Engels), como se sabe, crítico radical de Hegel, ao desenvolver a sua dita filosofia materialista dialética, a sua dita “concepção materialista dialética da história”, se não o plagiou, foi muito pouco original em relação a ele, uma vez que somente inverteu a concepção filosófica do mesmo, ao, por exemplo, defender a ideia de que o processo dialético começa a partir da matéria (natureza) e não da ideia pura, ou seja, desenvolveu praticamente a mesma epistemologia de Hegel e, ao final, apenas sistematizou-a de forma invertida. Isto é, penso que Karl Marx leu tanto Hegel que usou invertidamente o idealismo dialético de Hegel em bases materialistas e econômicas.

Faça a leitura online 📖

Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.

* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.

Setas indicando botão de compra

Comprar na AmazonComprar na Amazon

Visão Geral em PDF

Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro Hegel Para Professores: O filósofo do Saber Absoluto em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.

Incorpore este livro ao seu site ou blog!

Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:

Vai ficar assim:

Outros livros de Cleberson Eduardo da Costa para ler online 📚

Além deste livro que você está lendo, Cleberson Eduardo da Costa tem outros 19 livros cadastrados conosco. Veja aqui os outros livros do(a) autor(a), exibidos por ordem de preferência dos usuários.

Livro O iluminado: Antologia de Contos O iluminado: Antologia de Contos
Livro Eles Não Reciclam Corações Eles Não Reciclam Corações
Livro Capitalismo, Apologia da "Vita Activa" e Dano Existencial: Dissertação de Mestrado - Coleção "Filósofos do Nosso Tempo" Capitalismo, Apologia da "Vita Activa" e Dano Existencial: Dissertação de Mestrado - Coleção "Filósofos do Nosso Tempo"
Livro Humanização & Emancipação Intelectual Humanização & Emancipação Intelectual
Livro Saber e Poder: O Basico que voce precisa saber para nao ser um alienado Saber e Poder: O Basico que voce precisa saber para nao ser um alienado
Livro Curso - Como Criar e Administrar uma Microempresa (Coleção "Segredos da Prosperidade" Livro 2) Curso - Como Criar e Administrar uma Microempresa (Coleção "Segredos da Prosperidade" Livro 2)
Livro GENOCIDAS-POP, NEOLIBERALISMO & BIOCÍDIO GLOBAL: A ética antiética sociopata e/ou psicopata do capitalismo sistematizada como valor social GENOCIDAS-POP, NEOLIBERALISMO & BIOCÍDIO GLOBAL: A ética antiética sociopata e/ou psicopata do capitalismo sistematizada como valor social
Livro Pedagogia Empresarial: As organizações como espaço-tempo de ensino-aprendizagem Pedagogia Empresarial: As organizações como espaço-tempo de ensino-aprendizagem
Livro Filosofia da Loucura: PSICOSE, NEUROSE E PERVERSÃO – Visão crítica a partir das filosofias antropológica e existencial-humanista (Teses e Dissetações Livro 4) Filosofia da Loucura: PSICOSE, NEUROSE E PERVERSÃO – Visão crítica a partir das filosofias antropológica e existencial-humanista (Teses e Dissetações Livro 4)
Livro O Inferno ou o Céu Somos nós Mesmos: Contos, crônicas, poesias & ensaios filosóficos O Inferno ou o Céu Somos nós Mesmos: Contos, crônicas, poesias & ensaios filosóficos
Livro Negros, Pardos e Pobres nas Universidades: Mitos rompidos; Novos desafios políticos-educacionais Negros, Pardos e Pobres nas Universidades: Mitos rompidos; Novos desafios políticos-educacionais
Livro Filosofia Antropológica e Educação: Um estudo sobre o pensamento de Nietzsche e a Cultura - Tese de doutorado (Teses e Dissertações Livro 1) Filosofia Antropológica e Educação: Um estudo sobre o pensamento de Nietzsche e a Cultura - Tese de doutorado (Teses e Dissertações Livro 1)
Livro Pedagofilosofia Clínica: Psicanálise pedagógico-filosófica existencial-humanista   (Tese de Pós-doutorado) (Teses & Dissertações Livro 3) Pedagofilosofia Clínica: Psicanálise pedagógico-filosófica existencial-humanista (Tese de Pós-doutorado) (Teses & Dissertações Livro 3)
Livro PSICANÁLISE DA MULHER PÓS-MODERNA: Crônicas, contos, ensaios & poemas (Teses & Dissertações Livro 5) PSICANÁLISE DA MULHER PÓS-MODERNA: Crônicas, contos, ensaios & poemas (Teses & Dissertações Livro 5)
Livro Filosofia da Arte Filosofia da Arte

Aprenda a ler de forma eficiente!

Livro grátisGratuito no Kindle Unlimited

Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.

A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.

Leia agora! →