A Pedra Líquida

José Humberto da silva Henriques

Quero este livro!

Resumo do livro 🤔

Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro A Pedra Líquida para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.

Aqui está um livro de poesias que traduz toda a grandeza desse poeta cheio de surpresas. Tudo se renova a partir de livros já esmiuçados pelos olhos do leitor. J Humberto Henriques é um escritor emblemático, capaz de superar a si mesma no momento em que apresenta um livro novo. A Pedra Líquida traz alguns poemas mais antigos, porém, toda a arquitetura do texto foi reformulada a partir de recursos de computação para dar melhor face à mancha sobre o papel. E não há blocos com números definidos de poemas, como quase sempre propõe em seus livros de poesia o escritor, isso com a finalidade de trazer uma facilidade maior à tessitura e leitura dos poemas, já em si muito sintéticos. Essa síntese torna a leitura exigida em maior parcimônia e muitas leves leva o leitor à repetição, à releitura, para que possa aprimorar a percepção dos próprios sentidos.
A Pedra Líquida parece laborar com um texto temático, aos modos desse livro anterior, Despejo e Entornado. Mas isso não é bem assim. Apesar de citar a pedra em todas as suas nuances possíveis, o livro é abrangente e introspectivo, de tal maneira que nele a ciência e a filosofia se entrelaçam para dar lugar ao pensamento aprimorado do poeta. Não há uma divisão homogênea dos poemas em blocos, como acontece em muitos dos outros livros do escritor. Veja-se por exemplo A Margem de Duas Paralelas, quando isso acontece de maneira orgânica e elementar. A Pedra Líquida apenas contrapõe alguns poemas que desabam em outro assunto, outro mundo, porém, jamais sem perder a coordenação com a pedra anterior. Esses poemas exigem uma atenção redobrado do leitor para que alguns detalhes muito ricos não passem sem a percepção adequada diante do que se lê.
Alguns poemas são elaborados a partir da idiossincrasia de termos cuja interpretação vai muito além da simples sonoridade. Outras vezes, a sonoridade suplanta a eclosão das simples idiossincrasias. A intenção se todos os poemas é mostrar a síntese da frase e do texto a partir da conceituação de que mais importa a palavra do que o conjunto das ideias para formar a arquitetura poética. Desse modo, a pedra, um organismo aparentemente apenas mineral e sem qualquer tipo de ânima presente, acaba por adquire a conotação da coisa enquanto objeto e acaba por fazer parte da analise quântica de alguns estados da matéria. Deve ser por tal razão que é líquida. Sendo líquida, contradiz seu estado.
Esse tipo de manifestação só é possível quando se trata de poesia. Tratar a matéria com a afinidade que se tem com criaturas animadas é tarefa árdua e que somente pode ser conferida a quem tem o direito de ser chamado de poeta. Isso parece ser uma regra que se torna geral dentro dos conceitos da Literatura Universal. Aqui, em A Pedra Líquida, J Humberto Henriques passeia com a facilidade dos criadores que podem levar avante um projeto de tal porte. Depois de publicar mais de três centenas de livros, todos incluídos na Amazon.com/kindle, o autor ultrapassa mais meia centena e se aproxima de uma marca absolutamente incomum em qualquer criador do planeta. Por isso mesmo estamos tratando das diferenças possíveis entre os grandes poetas desse século, os que ainda estão vivos e em atividade. J Humberto Henriques poderia ser comparado a uma manifestação iluminada de criadores. Sua poesia parece não ter fim e sempre busca o primor dentro da Estética.
Por tais razões, quando se fala de Literatura Brasileira, esse poeta não pode ser relegado. Deve mesmo fazer parte da sua constelação mais promissora. Não dá sequer para imaginar até onde essa produção vai se estender. De qualquer maneira, é com graça que o leitor recebe esses louvores. Quando questionado sobre os termos de continuidade de seu processo criativo, J Humberto Henriques diz que ainda tem mais muitos anos pela frente para tentar concluir a obra que tem sido proposta em sua determinação como agente de Estética. Por isso, muitos novos livros de poesia poderão ser gestados a partir de tamanha palavra.

Faça a leitura online 📖

Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.

* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.

Setas indicando botão de compra

Comprar na AmazonComprar na Amazon

Visão Geral em PDF

Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro A Pedra Líquida em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.

Incorpore este livro ao seu site ou blog!

Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:

Vai ficar assim:

Outros livros de José Humberto da silva Henriques para ler online 📚

Além deste livro que você está lendo, José Humberto da silva Henriques tem outros 7 livros cadastrados conosco. Veja aqui os outros livros do(a) autor(a), exibidos por ordem de preferência dos usuários.

Livro Crixás Crixás
Livro Vento de Ossos Vento de Ossos
Livro Epopeya 3 Epopeya 3

Aprenda a ler de forma eficiente!

Livro grátisGratuito no Kindle Unlimited

Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.

A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.

Leia agora! →