Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro Caio Fernando Abreu: O essencial da década de 1990 para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.
“Arfam levemente os dois. Ela dorme segura protegida no ombro dele que a protege seguro. Mesmo dormindo, mesmo do lado de cá. E isso é para sempre, por mais que o tempo passe e a afaste cada vez mais dele, que continua eterno naquele segundo em que o viu. E isso ninguém roubará, repete-se, mesmo levando em conta todos aqueles meses de enganos vis que continuam e continuarão a vir depois daquele sonho.”
“Caio era aluno e professor, sujeito e objeto, consciente e intuitivo, sofisticado e popular, engraçado e depressivo. Em seus inúmeros livros publicados, desde o início, acreditou na comunicação direta e imediata com o leitor. Não por acaso, tantos anos depois de sua morte, sua obra tem sido ainda mais valorizada do que antes. É impressionante a identificação das gerações posteriores a ele, e que, sem o conhecer vivo, tratam de manter viva sua obra.”
— LUCIANO ALABARSE
Este volume da série Caio Fernando Abreu: o essencial reúne os principais momentos da obra do escritor entre 1990-1996. É nessa fase que ele atinge a maturidade plena e o domínio dos meios de expressão, enquanto enfrenta o declínio físico progressivo, consequência da aids, doença de que viria a falecer.
Estranhos estrangeiros, que abre o volume, foi publicado originalmente em 1996 e materializa de forma contundente a proposta estético-literária de Caio. Sua força expressiva sublinha as possibilidades de encontros em um mundo que parece desmoronar.
Crônicas e poemas que o escritor não chegou a organizar em livro são apresentados em seguida. Eles revelam angústias, esperanças, ansiedades de Caio durante esse período.
Destaca-se também a seleção das cartas de Caio aos amigos, aos colegas escritores e à família, apresentadas em ordem cronológica. Nelas, conhecemos um pouco de suas viagens, das primeiras suspeitas sobre seu estado de saúde, além do histórico de seus últimos momentos.
Para fechar a obra, um depoimento do escritor à imprensa em outubro de 1994, três meses depois de ter recebido o diagnóstico de sua doença, que revela seu estado de espírito e sua imensa capacidade de superação:
“Sinto uma certa urgência. Isto é porque nos sentimos o tempo todo muito imortais [...]. O que nós chamamos de morrer é como nascer para outros planos. Além disso, já que isto aqui onde vivemos é tão fugaz, morrer deve ser algo prazeroso. Cada momento novo deve ser o mais bonito, o mais gostoso.”
Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.
* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.
Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro Caio Fernando Abreu: O essencial da década de 1990 em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.
Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:
Vai ficar assim:
Além deste livro que você está lendo, Caio Fernando Abreu tem outros 21 livros cadastrados conosco. Veja aqui os outros livros do(a) autor(a), exibidos por ordem de preferência dos usuários.
Separamos algumas categorias de livros gratuitos para que você possa baixar.
Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.
A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.