Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro Caio Fernando Abreu: O essencial da década de 1980 para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.
“Como se eu estivesse por fora do movimento da vida. A vida rolando por aí feito roda-gigante, com todo mundo dentro, e eu aqui parada, pateta, sentada no bar. Sem fazer nada, como se tivesse desaprendido a linguagem dos outros. A linguagem que eles usam para se comunicar quando rodam assim e assim por diante nessa roda-gigante.”
“É na linguagem — ambígua e fragmentada, descentrada e esquizofrênica, poética e antiliterária, minimalista e abusiva — que reside a grande arte de Caio Fernando Abreu. Graças a ela, a literatura confessional de Caio F. se realiza como síntese de lirismo pessoal e sentimento coletivo.”
— MÁRCIA DENSER
Este volume da série Caio Fernando Abreu: o essencial traz um panorama único da obra do escritor nos anos 1980. Literariamente mais madura em relação à fase anterior, a produção de Caio nessa década tem uma narrativa mais coesa, além dos questionamentos existenciais, da angústia e da paixão tão marcantes em sua obra.
"Os dragões não conhecem o paraíso", que abre o volume, reúne 13 contos que representam bem o estilo ao mesmo tempo minimalista e visceral do autor. A obra foi publicada em 1988 e recebeu no ano seguinte o Prêmio Jabuti, promovido pela Câmara Brasileira do Livro, de Melhor Livro de Contos.
Crônicas que não foram compiladas em livros por Caio e um surpreendente release do lançamento de uma coletânea de Caetano Veloso vêm em seguida, a par de textos dispersos escritos pelo autor gaúcho em páginas em branco de livros ou papéis avulsos.
Para dar um tom ainda mais intimista à obra, uma rica seleção de cartas que Caio enviou aos amigos, aos colegas escritores e à família aparece aqui reunida em ordem cronológica.
Por fim, dois depoimentos de Caio à imprensa, dos quais “Sem amor, só a loucura”, de 1984, sintetiza com perfeição a visão de mundo de um dos mais brilhantes escritores brasileiros das últimas décadas: “Estamos vivendo essa noite difícil, mas as pessoas estão procurando o amor, ou enlouquecendo, ou discutindo à espera de um futuro, buscando uma nova ordem para as coisas [...]. O homem não pode se separar da natureza.”
Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.
* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.
Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro Caio Fernando Abreu: O essencial da década de 1980 em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.
Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:
Vai ficar assim:
Além deste livro que você está lendo, Caio Fernando Abreu tem outros 21 livros cadastrados conosco. Veja aqui os outros livros do(a) autor(a), exibidos por ordem de preferência dos usuários.
Separamos algumas categorias de livros gratuitos para que você possa baixar.
Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.
A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.