Direito

O Projeto do CPC: Criticas e Propostas

Luiz Guilherme Mitidiero, Daniel Marinoni

Quero este livro!

Resumo do livro 🤔

Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro O Projeto do CPC: Criticas e Propostas para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.

Como ninguém interessado em processo civil ignora, tramita no Senado Federal o Projeto n. 166, de 2010, que visa à promulgação de um novo Código de Processo Civil.

Diante desse fato, procuramos contribuir com o debate a respeito mediante apresentação e análise crítica, franca e leal das normas propostas.

O Projeto carrega algumas inovações positivas.

Várias das soluções adotadas, aliás, foram por nós sugeridas em sede doutrinária.

No geral, contudo, a sua leitura levou-nos à constatação de que se mostra imprescindível sua ampla reforma – e isso tanto no que diz com a sua estrutura como com vários textos normativos – para que possa realmente significar um passo adiante no sistema para tutela dos direitos no Brasil e assim se justificar como nova codificação.

Ao longo do texto, propomos desde uma nova organização das matérias para o Projeto até novas redações aos dispositivos analisados.

Ao todo, formulamos 135 (centro e trinta e cinco) propostas legislativas.

Nosso livro está dividido em duas partes.

Na primeira apresentamos as exigências que ressaem do nosso modelo constitucional de processo justo, o papel atual das codificações, a técnica legislativa própria aos códigos atuais, discutimos a necessidade de um novo Código de Processo Civil e frisamos a imprescindibilidade de o pensarmos a partir de eixos teóricos próprios às linhas de força do Estado Constitucional.

Na segunda analisamos topicamente o Projeto e os seus dispositivos, propondo, sempre que pertinentes, redações alternativas para os dispositivos criticados.

Pretendemos oferecer à comunidade acadêmica um livro de propostas legislativas.

Essa é a razão pela qual não paramos para analisar a doutrina.

Dada a rapidez com que se desenvolveu o processo de elaboração do Anteprojeto e desenvolve-se o processo legislativo de tramitação do Projeto, se fôssemos escrever livro de pesquisa bibliográfica correríamos o risco de as propostas não chegarem a ser consideradas por intempestivas.

No entanto, é preciso registrar que muito do que se disse a respeito de princípios, regras e postulados normativos advém da doutrina de Humberto Ávila, em especial do seu Teoria dos princípios; muito do que se disse a respeito de codificação, conceitos jurídicos indeterminados e cláusulas gerais foi buscado em JuditH martins-Costa, em especial no seu
A boa-fé no direito privado; e muito do que se disse sobre precedentes é oriundo de melvin eisenberg, no seu The nature of the common law.

Gostaríamos de agradecer a daisson FlaCH pela leitura atenta que realizou da primeira parte desse trabalho.

Gostaríamos de agradecer ainda a otavio domit, otavio motta, raFael abreu e vitor de Paula ramos pela colaboração na comparação analítica entre o Código vigente e o Projeto.

Por fim, registramos que o Projeto que levamos em consideração para elaboração do presente é aquele divulgado em publicação oficial impressa do Senado Federal em julho de 2010.

Faça a leitura online 📖

Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.

* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.

Setas indicando botão de compra

Comprar na AmazonComprar na Amazon

Visão Geral em PDF

Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro O Projeto do CPC: Criticas e Propostas em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.

Incorpore este livro ao seu site ou blog!

Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:

Vai ficar assim:

Aprenda a ler de forma eficiente!

Livro grátisGratuito no Kindle Unlimited

Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.

A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.

Leia agora! →