Alexandre Herculano
Quero este livro!Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro História da Origem e Estabelecimento da Inquisição em Portugal - II para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.
Bula de perdão de 7 de abril de 1533. Apreciação dela. – Procedimento da corte de Portugal. – Negociações com o papa em Marselha. – Enviatura de D. Henrique de Meneses e instruções dadas ao arcebispo do Funchal. – Diligências baldadas em Roma para anular o perdão. – Insistência dos embaixadores. Protraem-se os debates. O papa resolve definitivamente manter a bula de perdão. Breve de 2 de abril de 1534. – Tentativas de transação propostas por D. Henrique de Meneses. – Procedimento do arcebispo do Funchal, suas relações com Duarte da Paz e traições deste. – Resistência em Portugal ao cumprimento da bula de 7 de abril e perseguições contra os conversos. – Breve de 26 de julho. – Morte de Clemente VII e eleição de Paulo III. – Caráter do novo papa. – Renovam-se as negociações. – Intervenção do embaixador espanhol. – O papa manda suspender os efeitos dos breves de 2 de abril e 26 de julho. – Novos debates sobre a bula de 7 de abril. – Transação proposta pela corte de Portugal e bases oferecidas para ela. – Intrigas em Roma. Progresso da luta e resolução final sobre as modificações do perdão e sobre o restabelecimento do tribunal da fé. – Conselhos de D. Henrique de Meneses e do arcebispo a el-rei acerca desta matéria. – Dobrez da cúria romana. – Acusações de Sinigaglia contra o Governo português. – Despeito mútuo das duas cortes. – Ajustes vergonhosos do núncio com os cristãos-novos. – El-rei pensa em transigir com os conversos para que aceitem a Inquisição modificada. – Reação do espírito de intolerância. – Revalida-se por mais três anos a lei de 14 de junho de 1532. – Breve de 20 de julho de 1535 anulando os efeitos dessa lei. – Diligências da corte de Portugal para obter a revocação de Sinigaglia e instruções aos embaixadores para repetirem as tentativas de um acordo. – Ideia de fazer com que Carlos V intervenha energicamente na questão. – Novas intrigas. – Deslealdade do arcebispo. – Irritação extrema do papa. – Bula de 12 de outubro revalidando e ampliando a de 7 de abril de 1532. – D. Martinho de Portugal é desmascarado. Mútua malevolência entre ele e D. Henrique de Meneses. – Influência da bula de 12 de outubro em Portugal.
Texto segundo o Novo Acordo Ortográfico.
Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.
* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.
Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro História da Origem e Estabelecimento da Inquisição em Portugal - II em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.
Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:
Vai ficar assim:
Além deste livro que você está lendo, Alexandre Herculano tem outros 95 livros cadastrados conosco. Veja aqui os outros livros do(a) autor(a), exibidos por ordem de preferência dos usuários.
Separamos algumas categorias de livros gratuitos para que você possa baixar.
Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.
A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.