A EDUCAÇÃO INTEGRAL RESTAURADORA Paulo Freire e Ellen White: aproximações e afastamentos na Pedagogia do Século XXI

⭐⭐⭐

A EDUCAÇÃO INTEGRAL RESTAURADORA Paulo Freire e Ellen White: aproximações e afastamentos na Pedagogia do Século XXI

Alexandre Félix

Quero este livro!

Quero este livro!

Resumo do livro 🤔

Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro A EDUCAÇÃO INTEGRAL RESTAURADORA Paulo Freire e Ellen White: aproximações e afastamentos na Pedagogia do Século XXI para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.

Somente a Pedagogia Restauradora é capaz de assumir o desenvolvimento do ideal de Educação de que as sociedades contemporâneas buscam se ancorar sob o prisma do progresso e revolucionário, construtos próprios da Humanidade que se percebeu capitalista. Sim, isso mesmo: o Capitalismo extremo e selvagem por que passa o Mundo é a estrutura a ser combatida pelo pretenso humanismo que a Educação pode trazer.

Por que se fala em uma Educação que restaura, parecendo assim uma doutrina de salvação de homens e mulheres que precisam de uma espécie de “expiação” pelos erros do comportamento pós-moderno e suas implicações nas relações sociais em todos os tipos de estratificação que vigora nas diversas sociedades do Mundo.

"Não é possível fazer uma reflexão sobre o que é a educação sem refletir sobre o próprio homem. Por isso, é preciso fazer um estudo filosófico- antropológico. Comecemos por pensar sobre nós mesmos e tratemos de encontrar, na natureza do homem, algo que possa constituir o núcleo fundamental onde se sustente o processo de educação. Qual seria este núcleo captável a partir de nossa própria experiência existencial? Este núcleo seria o inacabamento ou a inconclusão do homem. O cão e a árvore também são inacabados, mas o homem se sabe inacabado e por isso se educa." (FREIRE, 1979, p. 14)

A Pedagogia Restauradora, que teve suas bases organizadas pela americana Ellen White, em nada deve se afirmar como uma “educação religiosa”, haja vista a total incompatibilidade entre o “sensus educacional” e o “sensus religioso ” no que tange à epistemologia dessas significações. Se os construtos pedagógicos com que lidam as etapas dessa corrente pedagógica se aproximam de visão tida como religiosa, se vislumbra isso simplesmente pela constatação de que a visão ontológica que se serve da Educação Restauradora, se apresenta como necessidade insurgente no Mundo.

Abordar a Educação da Humanidade sob a égide da Corrente Pedagógica Restauradora, como se verá na exposição mais adiante, é inscrever o processo de ensinar e de aprender em um conjunto de habilidades e competências que ao se historicizarem vem requerer reposicionamentos oriundos de uma refundação do “Ethos do Ser”.

É justamente porque o Homo Sapiens se historicizou que faz-se necessária a vivência no Mundo de um processo educacional restaurador, vivamente erigido na esperança, em sua essência unívoca e por isso mesmo, integral.

Para White (1996, p. 13), asseverando sobre o marco inicial de seus pressupostos teóricos sobre Educação na concepção da Corrente Pedagógica Restauradora diz que:

"A verdadeira educação significa mais do que a busca de um certo curso de estudo. Significa mais do que uma preparação para a vida que é agora. Tem a ver com todo o ser e com todo o período de existência possível ao homem. É o desenvolvimento harmonioso dos poderes físico, mental e espiritual. Prepara o estudante para a alegria do serviço neste mundo e para a maior alegria de um serviço mais amplo no mundo vindouro."

Retomando as palavras da citada autora, “tem a ver com todo o ser e com todo o período de existência possível ao homem”, instaura-se, por conseguinte, a linha epistemológica do “sensus da restauração” na vida da Humanidade como uma obra universal a ser completada, pois no dizer de Câmara de Senna (1980, p. 11),

"É absolutamente plausível que ao imergi na história coletiva, o homem e a mulher, sabendo-se seres históricos, intervenham no tempo e no espaço assumidos em sua caminhada nas sociedades do Mundo e dessa maneira, ao se engendrarem como seres culturais e políticos, admitam que necessitam de um retorno ao ideal de Humanidade, todas as vezes que se afastarem de sua condição ontológica para o bem cotidianamente aceito pelos seres humanos em suas diversas estratificações sociais. É disto que estamos falando: de um imperativo."

Faça a leitura online 📖

Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.

Carregando livro online...

* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.

Setas indicando botão de compra

Comprar na AmazonComprar na Amazon

Visão Geral em PDF

Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro A EDUCAÇÃO INTEGRAL RESTAURADORA Paulo Freire e Ellen White: aproximações e afastamentos na Pedagogia do Século XXI em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.

Incorpore este livro ao seu site ou blog!

Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:

Vai ficar assim:

Outros livros de Alexandre Félix para ler online 📚

Além deste livro que você está lendo, Alexandre Félix tem outros 2 livros cadastrados conosco. Veja aqui os outros livros do(a) autor(a), exibidos por ordem de preferência dos usuários.