Tópicos Essenciais de Gramática

⭐⭐⭐

Tópicos Essenciais de Gramática

J. R. Pedroso

Quero este livro!

Resumo do livro 🤔

Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro Tópicos Essenciais de Gramática para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.

Apresentação


Este livro se destina a quem necessita obter conhecimentos essenciais sobre a gramática normativa da língua portuguesa (português do Brasil) em pouco tempo.
Pode ser utilizado pelo aluno do ensino médio e pelos candidatos a exames vestibulares e concursos.
São 25 tópicos de Gramática selecionados entre os temas mais abordados em provas, vestibulares e concursos, com definições simplificadas, porém precisas, evitando repetição de informações e aprofundamentos teóricos de nível superior.
Alguns tópicos se assemelham a resumos, outros, com temas muito frequentes nas provas, foram mais desenvolvidos, porém de forma prática e didática, como os de acentuação gráfica – conforme o novo acordo ortográfico (Acordo Ortográfico de 1990) – e os de análise sintática, entre outros.
Ao final do livro, há um capítulo com dicas de sites em que o estudante ou o candidato podem encontrar exercícios resolvidos e de como se preparar da melhor forma para sua prova, exame ou concurso.
Bom estudo e boa prova!
O Autor.




Sumário


Apresentação
1.

Divisão Silábica
2.

Ortografia
3.

Uso dos Porquês
4.

Palavras Homônimas e Parônimas
5.

Prosódia
6.

Quadro Simplificado de Acentuação Gráfica
7.

Casos Especiais de Acentuação Gráfica
8.

Classes de Palavras I
9.

Classes de Palavras II
10.

Formação de Palavras e Hífen I
11.

Formação de Palavras e Hífen II
12.

Plural de Compostos
13.

Formação do Imperativo
14.

Crase
15.

Análise Sintática I
16.

Análise Sintática II
17.

“se”
18.

Haver e outros verbos impessoais
19.

Coordenação e Subordinação I
20.

Coordenação e Subordinação II
21.

Concordância Nominal
22.

Concordância Verbal I
23.

Concordância Verbal II
24.

Regência Verbal e Nominal
25.

Próclise, Mesóclise, Ênclise
Preparando-se para provas, exames e concursos
Anexo 1 – Tempos Verbais Simples e Compostos
Anexo 2 – Análise Sintática do Período Simples
Bibliografia
Sobre o Autor




Sobre o Autor


José Ruy de Oliveira Pedroso é bacharel em Linguística e Português, professor de Língua Portuguesa, revisor, preparador e editor de texto.

Faça a leitura online 📖

Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.

* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.

Setas indicando botão de compra

Comprar na AmazonComprar na Amazon

Visão Geral em PDF

Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro Tópicos Essenciais de Gramática em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.

Incorpore este livro ao seu site ou blog!

Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:

Vai ficar assim:

Outros livros de J. R. Pedroso para ler online 📚

Além deste livro que você está lendo, J. R. Pedroso tem mais um livro cadastrado conosco. Veja aqui o outro livro do(a) autor(a).

Aprenda a ler de forma eficiente!

Livro grátisGratuito no Kindle Unlimited

Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.

A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.

Leia agora! →