O que é a subjetividade?

⭐⭐⭐

O que é a subjetividade?

Jean-Paul Sartre

Quero este livro!

Resumo do livro 🤔

Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro O que é a subjetividade? para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.



OBRA INÉDITA

Um dos temas mais importantes da filosofia na visão de um dos maiores pensadores do século XX

“O problema que nos interessa é o da subjetividade no âmbito da filosofia marxista.”

Foi com essa afirmação que Sartre, em 1961, a convite do Instituto Gramsci em Roma, iniciou o debate com os principais intelectuais e dirigentes da esquerda italiana, buscando responder à pergunta que o perseguia desde 1930: o que é a subjetividade?

Nesse encontro de três dias, além de oferecer um fino resumo de sua produção literária, Sartre desnudou o “subjetivismo”, que assimila o sujeito à consciência que ele tem de si mesmo, bem como o “objetivismo”, vulgata do materialismo dialético, que apenas vê na subjetividade o reflexo de uma posição de classe, dissolve o subjetivo no objetivo e reduz os seres humanos ao estatuto de personagens inconsistentes, representantes, sob diversas faces, de grandes estruturas impessoais.

Para Sartre, ao contrário, a subjetividade é indispensável ao conhecimento do social. Procurou mostrar isso com o seu método característico, que consiste em apresentar o objeto pesquisado sob a forma do estudo de casos, como o episódio do operário antissemita, o amor em Stendhal, o anarcossindicalismo e a personalidade do colega de Le Temps Modernes, Michel Leiris.

Na visão de Sartre, captar a subjetividade é compreender como as condições objetivas são interiorizadas e vividas, para assim explicar como é possível constituírem-se formas de práxis coletivas. A subjetividade é um “universal singular”, um “todo em perpétua totalização”, que se projeta ao se interiorizar e que se inventa ao se ignorar. Porque é no “não saber” que a subjetivação encontra a sua origem.

Inédito no Brasil, O que é a subjetividade? traz uma importante discussão para a filosofia protagonizada por um dos maiores intelectuais do século XX.

Faça a leitura online 📖

Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.

* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.

Setas indicando botão de compra

Comprar na AmazonComprar na Amazon

Visão Geral em PDF

Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro O que é a subjetividade? em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.

Incorpore este livro ao seu site ou blog!

Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:

Vai ficar assim:

Outros livros de Jean-Paul Sartre para ler online 📚

Além deste livro que você está lendo, Jean-Paul Sartre tem outros 5 livros cadastrados conosco. Veja aqui os outros livros do(a) autor(a), exibidos por ordem de preferência dos usuários.

Livro Que é a Literatura? (Textos Filosóficos) Que é a Literatura? (Textos Filosóficos)

Aprenda a ler de forma eficiente!

Livro grátisGratuito no Kindle Unlimited

Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.

A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.

Leia agora! →