Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro SONHOS DE PRIMAVERA para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.
SÍNTESE DA OBRA
Na história da civilização, a discriminação se faz presente em todas as vítimas do preconceito e da exclusão...Assim, desfila no cenário panorâmico das culturas e sociedades: os pobres, os miseráveis, os pecadores, as mulheres, dos deficientes físicos e mentais, os portadores do vírus HIV, os hansenianos e os doentes terminais...
Na cultura, nas construções linguísticas e a literatura, aborda-se o homem em sua relação com o universo, com os signos, símbolos, as músicas e os ritmos, as lendas, as identidades e conceitos imaginários, os sonhos, as utopias, os heróis, os mitos, os misticismos, as histórias e estórias, os contos, os relatos, os valores, as crenças, as ideologias, as religiões, os costumes, os pastores, os líderes, os universais, as realidades plurais e multiculturais.
Os donos do poder e os grupos privilegiados ocupam todos os espaços...Aparecem nos palcos da história como os únicos detentores de tudo o que significa humanidade, cultura, saber, saúde, verdade, religiosidade, etc. Na evolução histórica, a violência e os instrumentos de dominação, impedem o desenvolvimento integral de um povo e de uma cultura.
A razão que serve aos interesses dos donos do sistema capitalista, exerce o papel de agente castrador.
Os dominantes defendem uma cultura hegemônica, clássica e antipopular.
Ela é marcada pela submissão e pelo esmagamento da memória, dos valores, das instituições e das religiões.
Há, efetivamente, toda uma construção que visa o controle das massas e da cultura, o monopólio do saber e do poder.
Todo um processo de colonização pela cultura hegemônica e invasora, elimina a criatividade e os valores dos povos e civilizações dominadas.
De fato, não permitem o crescimento de suas autênticas formas de organização política, cultural e societária.
A ideologia dominante do processo de globalização econômica, modifica, estruturalmente, a vida das sociedades em dimensão planetária, não favorecendo a conservação dos hábitos culturais, dos múltiplos estilos de comunicação, de produção e reprodução da vida, dos valores, da criação dos gêneros musicais e literários.
E, enfim, regula os modos de produção, de manutenção da vida e consumo geral.
Nas estruturas que expressam o monopólio do ter, do saber, da cultura, e das expressões artísticas, há o controle dos mercados e dos centros de decisão.
E, enfim, da vida comunitária e planetária!...
Todo este processo de colonização e dominação é humilhante para os povos do terceiro mundo...Nele a racionalidade instrumental causa sofrimentos insuperáveis e dilaceradores... A consciência é esmagada e os oprimidos deixam “nascer” e “extrojetar” a opressão que vivenciam enquanto “hospedeiros” das estruturas de dominação.
Neste contexto, há que se
12
vislumbrarem novas saídas para o processo de libertação, nos contextos e realidades mentais, organizacionais e práticas.
Toda a libertação nasce da consciência crítica e implica o resgate da dignidade do ser humano!
No processo de mudança interior com base nas experiências de sofrimento humano, emergem os bons sentimentos de solidariedade social e amor fraternal.
A origem do Universo, e da história da civilização humana, é marcada pela concentração de matéria e energia em processo de perfeito equilíbrio.
Também, passa pelo “gig-bang” que expressa a explosão inicial do mundo, que produz a instabilidade, a desordem sem limites em todas as direções...
O mundo se desdobra num movimento de explosão e expansão!
Na explosão, emerge a desordem e na expansão se reconstrói a vida e a ordem planetária do universo humano... O mundo humano é constituído pelos movimentos de caos/desordem e de cosmos/ordem!... O Universo se constitui do caos e do cosmético.
Não obstante, ele manifesta como ordenado, em perfeito equilíbrio, causando nos cientistas fascínio e veneração.
E ao mesmo tempo, a ordem emerge como algo frágil, sujeito ao desequilíbrio e ao caos...
No mundo humano, todas as coisas mostram um caminhar fundado na ordem e na desord
Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.
* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.
Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro SONHOS DE PRIMAVERA em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.
Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:
Vai ficar assim:
Além deste livro que você está lendo, Valdoir da Silva Santos tem mais um livro cadastrado conosco. Veja aqui o outro livro do(a) autor(a).
Separamos algumas categorias de livros gratuitos para que você possa baixar.
Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.
A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.