Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro Sertão de Beiradeiro para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.
Contar “causos” é um dom, um privilégio, uma arte que muitos tentam cultivar, mas nem todos conseguem. Há aqueles que fazem isso pela oralidade, pelo jeito todo especial de recriar e reviver fatos e acontecimentos, com aquela pitada picaresca que compete aos que nasceram para encantar as plateias. Há outros que preferem a palavra escrita, que vão além dos “causos”, dos “ditos” e dos “acontecidos”, para deixar registrado em forma definitiva o retrato de uma realidade que poderia desaparecer sob a poeira do tempo. Quero crer que Joselito Nunes faz parte desse último grupo. Quem pensa que o Sertão é apenas chapéu de couro, touceira de jurema preta, bicho solto na caatinga e embolador de coco, pensa pouco e pensa ruim. Há sertanejos a quem Deus deu o dom do improviso e do repente, como os irmãos Lourival, Otacílio e Dimas – além de Pinto do Monteiro e do legendário Antônio Marinho, que seguiu os passos de Romano da Mãe d‘Agua e de Ugolino do Teixeira. Há aboiadores, benzedeiras e curandeiros – há mulheres valentes que dão à luz em pé, há quem saiba de reza forte para tratar de uma “espinhela caída”. Há aquele que dá um boi para não entrar na briga, mas há também o outro que perde uma boiada para dela não sair. Esse povo bravo, essa gente miúda e esquecida que se esconde sob o sol da caatinga, faz parte, desde há muito, do universo encantado de Joselito Nunes. Até porque dessa gente ele faz parte – sertanejo do melhor quilate, nascido e criado na República Independente do Cariri paraibano, conterrâneo dos guerreiros do sol. Para falar de sua terra e sua gente, para resgatar do anonimato cruel tanta coisa e tantos nomes, Zelito, como querem seus amigos, lança agora Sertão de Beiradeiro – Resgato Antes que Acabe, um retrato em quatro cores de uma região em branco e preto, onde o coração do povo sempre foi maior do que a pobreza que o cerca. Tivessem outros essa mesma preocupação de Zelito – garimpando versos, causos, contos, lendas e legendas do vasto mundo sertanejo, o país haveria de conhecer melhor e com mais profundidade o Brasil real, aquele “Brasil brasileiro, sem mistura de estrangeiro, o Brasil nacional”, a que se referiu com tanta propriedade o grande Zé da Luz, cuja obra Zelito conhece melhor do que ninguém.
Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.
* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.
Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro Sertão de Beiradeiro em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.
Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:
Vai ficar assim:
Além deste livro que você está lendo, Zelito Nunes tem mais um livro cadastrado conosco. Veja aqui o outro livro do(a) autor(a).
Separamos algumas categorias de livros gratuitos para que você possa baixar.
Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.
A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.