MÚSICA, A ALMA DO POVO (Coleção Retórica e Argumentação na Pedagogia Livro 4)

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MÚSICA, A ALMA DO POVO (Coleção Retórica e Argumentação na Pedagogia Livro 4)

Claudia Helena Alvarenga

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Resumo do livro 🤔

Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro MÚSICA, A ALMA DO POVO (Coleção Retórica e Argumentação na Pedagogia Livro 4) para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.

Este livro propõe a análise retórica do debate que culminou com a aprovação da Lei nº 11.769/2008, que torna o conteúdo de música obrigatório no ensino escolar, e tem por objetivo identificar o que os proponentes dizem ser educativo no ensino de música na educação básica.
A Lei nº 11.769/2008 teve origem no debate entre profissionais da música para o estabelecimento de um plano de políticas públicas para a música brasileira, convocado pelo Ministério da Cultura, e foi sancionada pelo Presidente da República com o veto de que professores com formação específica na área ministrassem o conteúdo de música, o que é apresentado no início do livro. A análise retórica dos esquemas argumentativos e a breve revisão a respeito das profissões de professor e de músico, apresentadas nos capítulos seguintes, permitiram identificar os valores que os grupos sustentam a respeito da música e seu ensino, e compreender os processos identitários concernentes às musicalidades que defendem. As oposições expõem as musicalidades em disputa, que afirmam as mais favoráveis para as políticas educacionais do país, ancoradas em noções românticas de identidade social, em que prevalecem as noções de que a obra de arte é fruto do talento do artista, considerado genial.
A metáfora MÚSICA, A ALMA DO POVO condensa e coordena os significados dos discursos de aprovação da obrigatoriedade do ensino de música e de adesão ao veto parcial.
Com uma abordagem original, as perguntas levantadas por Alvarenga são atuais e convidam o leitor a formar sua própria opinião a respeito do tema: O que ocorre com o ensino de música na prática? Quem é o profissional que ao longo desses anos ministra este conteúdo na escola? Quem tem o direito de ensinar música nas escolas regulares? De que maneira o veto presidencial à formação específica na área pode contribuir para nossa reflexão a respeito da formação e atividade docente em música? Ao apresentar uma reflexão no âmbito das representações de música e seu ensino, este livro se destina não apenas aos profissionais da área de Educação Musical, mas também a todos aqueles interessados na função social da música, e no papel do músico e do professor de música na escola regular, bem como aos interessados na análise dos debates entre políticas públicas, arte e ciência ou filosofia no campo da pesquisa em educação.

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