O Monstro de Jerusalém: Cordel Português em Prosa do Séc. XVIII - Triumviratus (Mestres da Literatura de Terror, Horror e Fantasia Livro 8)

⭐⭐⭐

Fantasia, horror e ficção científica

O Monstro de Jerusalém: Cordel Português em Prosa do Séc. XVIII - Triumviratus (Mestres da Literatura de Terror, Horror e Fantasia Livro 8)

José Freire Monterroio Mascarenhas

Quero este livro!

Resumo do livro 🤔

Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro O Monstro de Jerusalém: Cordel Português em Prosa do Séc. XVIII - Triumviratus (Mestres da Literatura de Terror, Horror e Fantasia Livro 8) para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.

Os folhetos de cordel – chamados de papéis volantes – inundavam as ruas e praças de Lisboa no século XVIII.

Assim como os nossos, eram escritos para o povo numa linguagem popular, mas em prosa.

Era – diz-nos Clara Pinto Correia – num português plebeu que se imprimiam os folhetos anônimos de dez páginas, vendidos na esquina da rua por dois centavos.

Escrevia-se num português das massas, que era o único que todas as massas que sabiam ler o faziam com avidez.


Nesses papéis volantes pululavam fatos e feitos extraordinários, fantásticos, formidáveis.

Tais folhetos, relembra-nos a historiadora Mary Del Priori, prendiam a atenção e respiração de seus leitores, mergulhando-os num mundo fantasmagórico e de fantasmagorias.

Monstros, aberrações, eventos prodigiosos enchiam de terror os homens do povo, numa época em que o absurdo era plausível e a superstição milenar não se deixava permear pelas luzes do racionalismo incipiente.


“O monstro de Jerusalém” – cujo título original é “Relação de um formidável e horrendo monstro silvestre que foi visto e morto nas vizinhanças de Jerusalém” –, cordel atribuído ao escritor lusitano José Freire Monterroio Mascarenhas (1670-1760), redator da Gazeta de Lisboa, narra a tenaz e perigosa perseguição a um ser monstruoso e sanguinário que despedaçava homens e animais.

Ao texto principal é agregada uma suposta carta de um culto mercador que, lá estando por ocasião da morte do monstro, especula acerca de sua terrível origem, recurso que vem a conferir verossimilhança ao texto principal.

E, para arrematar, com chave de ouro, a credibilidade da narrativa, no folheto vem impresso o “retrato verdadeiro do dito bicho”, talvez o mesmo retrato cuja cópia fora enviada pelo mercador ao seu correspondente...

Faça a leitura online 📖

Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.

* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.

Setas indicando botão de compra

Comprar na AmazonComprar na Amazon

Visão Geral em PDF

Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro O Monstro de Jerusalém: Cordel Português em Prosa do Séc. XVIII - Triumviratus (Mestres da Literatura de Terror, Horror e Fantasia Livro 8) em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.

Incorpore este livro ao seu site ou blog!

Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:

Vai ficar assim:

Aprenda a ler de forma eficiente!

Livro grátisGratuito no Kindle Unlimited

Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.

A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.

Leia agora! →