MOBILIZAÇÃO - AÇÃO E REFLEXÃO COMPLEXA: III - Pesquisa, Extensão e Ensino - Serviço Público

⭐⭐⭐

MOBILIZAÇÃO - AÇÃO E REFLEXÃO COMPLEXA: III - Pesquisa, Extensão e Ensino - Serviço Público

José Maria Tavares de Andrade

Quero este livro!

Resumo do livro 🤔

Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro MOBILIZAÇÃO - AÇÃO E REFLEXÃO COMPLEXA: III - Pesquisa, Extensão e Ensino - Serviço Público para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.

Mobilização: ação e reflexão complexa III - PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO SERVIÇO PÚBLICO. O título poderia ter sido também, por exemplo: textos impressos e dispersos; miscelânea, colcha de retalhos, pois são entrevistas, reportagens, artigos pequenos ou maiores, conferências, comunicações, comentários, notas de cursos, resumos de pesquisas produzidas e divulgadas. A finalidade comum é a de comunicar resultados do serviço público universitário - pesquisa, ensino, extensão.
Quanto a outras atividades de extensão as marcas se perderam; como as inúmeras entrevistas e debates em Rádios. Trabalhei no campo dos Direitos Humanos junto ao pioneiro Centro de Defesa e Direitos Humanos da Arquidiocese de João Pessoa. Quanto ao trabalho de extensão, no Projeto de Educação em Direitos Humanos, publiquei alguns textos, como um capítulo do livro: “Direitos Humanos, um debate necessário”. Este projeto que eu trouxe para o Brasil, ideia de Leticia Olguin, do Instituto Interamericano de Direitos Humanos, da Corte de São José (Costa Rica) frutificou bem no Brasil, para além de Universidades. Pela Internet fala-se hoje de intervenção social ou educacional em Direitos Humanos.
Agrupamos inicialmente entrevistas publicadas em jornais da Paraíba. A magia foi de fato o primeiro tema de nossas pesquisas, quando ainda jovem brincávamos de ser folclorista e de fato nem conhecíamos ainda as definições e estudos clássico sobre magia. Tema este que envelheceu nas Ciências Humanas, mas merecia ser retomado. Não deixa de ser uma satisfação retomar, mais de meio século depois, esta mesma problemática. Retomaremos para concluir o livro uma entrevista mais acadêmica sobre a última pesquisa publicada: “Magia brasileira: Zé de Regina” - disponível in amazon.com.br onde publiquei outras obras.
Na III Parte - Progresso ou cidadania é o momento de agruparmos discussões, também pela imprensa, da ideologia do progresso também chamado de desenvolvimento. Nesta parte dialogamos como a complexidade, convite à reforma da Ciência onde se batalha por uma Ciência cidadã ou uma Ciência pela Democracia. Quando terminamos o I tomo desta obra, sobre experiência conjunta de extensão com Emmanuel Falcão solicitamos ao Morin o prefácio. Ele vendo a palavra desenvolvimento naquele título provisório disse que não poderia assinar um prefácio, pois acabava de escrever contra o desenvolvimento; ganhamos seu prefácio trocando o título. Defendemos a mudança do lema de nossa bandeira evitando este mimetismo desbotado do positivismo, pensamento de Augusto Comte, mas reconhecemos, entretanto que de fato se existe uma ideologia no Brasil ela é positivista.
A IV Parte agrupa textos e entrevistas que tratam de viagens à América Latina, sobretudo alguns textos de conferência sobre Cuba e também à Índia.
V Parte: antes de entrarmos nas discussões sobre “Trabalho e Cultura do Analfabeto” e “O voto analfabeto em questão” fizemos um recuo teórico para estudar, a título de exemplo, a construção mesmo de conceito de ideologia que se revela bem pertinente quanto às questões discutidas.
VI Parte - Mitologia brasileira viva, tema da tese com Roger Bastide.
VII Parte – Morando na cidade de Londrina (PR) estudamos o ethos do Pioneiro na frente de colonização no Norte do Paraná quando nos sentíamos também um pioneiro como professor
VIII Parte – Fome ou Nutrição. Tentamos aqui contribuir na construção de uma Antropologia da alimentação e da nutrição, tratando inclusive dos hábitos alimentares e do conhecimento nutricional. Finalmente contamos através do que ficou na imprensa de um esforço coletivo, ‘mutirão contra a fome’ antes do movimento do Betinho chamado Fome Zero.
IX Parte – Educação. São três textos tratando de Educação e cultura. Na extensão universitária fala-se hoje de extensão popular (CE/ UFPB) para caracterizar o engajamento universitário em termos de Educação Popular. Acompanhar a nova experiência: A rua da escola e a escola da rua. Finalmente tratamos da técnica de entrevista colet

Faça a leitura online 📖

Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.

* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.

Setas indicando botão de compra

Comprar na AmazonComprar na Amazon

Visão Geral em PDF

Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro MOBILIZAÇÃO - AÇÃO E REFLEXÃO COMPLEXA: III - Pesquisa, Extensão e Ensino - Serviço Público em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.

Incorpore este livro ao seu site ou blog!

Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:

Vai ficar assim:

Outros livros de José Maria Tavares de Andrade para ler online 📚

Além deste livro que você está lendo, José Maria Tavares de Andrade tem outros 24 livros cadastrados conosco. Veja aqui os outros livros do(a) autor(a), exibidos por ordem de preferência dos usuários.

Livro S: NARRATIVA, ESTRUTURA E SIGNIFICAÇÕES- Antropologia e Linguistica S: NARRATIVA, ESTRUTURA E SIGNIFICAÇÕES- Antropologia e Linguistica
Livro PLANTAS MEDICINAIS:: DO ARQUIVO AO CANTEIRO II PLANTAS MEDICINAIS:: DO ARQUIVO AO CANTEIRO II
Livro MÉDICOS DE CUBA E MEDICINA NO BRASIL MÉDICOS DE CUBA E MEDICINA NO BRASIL
Livro PLANTAS MEDICINAIS: DO ARQUIVO AO CANTEIRO  Prefácio - Celerino Carriconde PLANTAS MEDICINAIS: DO ARQUIVO AO CANTEIRO Prefácio - Celerino Carriconde
Livro MAGIA: SAÚDE E RELIGIÃO I: Obra em dois volumes - Coleção Antropologia Brasileira - Volume 1 MAGIA: SAÚDE E RELIGIÃO I: Obra em dois volumes - Coleção Antropologia Brasileira - Volume 1
Livro Raízes de cultura popular Raízes de cultura popular
Livro PLANTAS MEDICINAIS & COMPLEXIDADE:  José Maria Tavares de Andrade PLANTAS MEDICINAIS & COMPLEXIDADE:  José Maria Tavares de Andrade
Livro TRIÂNGULO ABC DA COMPLEXIDADE TRIÂNGULO ABC DA COMPLEXIDADE
Livro Raízes de cultura popular II (Coleção Antropologia Brasileira Livro 6) Raízes de cultura popular II (Coleção Antropologia Brasileira Livro 6)
Livro POVO DA FLORESTA, CAMPONESES E PIONEIROS POVO DA FLORESTA, CAMPONESES E PIONEIROS
Livro MAGIA: SAÚDE E RELIGIÃO II (MAGIA: SAÚDE E RELIGIÃO - Coleção Antropologia Brasileira Livro 2) MAGIA: SAÚDE E RELIGIÃO II (MAGIA: SAÚDE E RELIGIÃO - Coleção Antropologia Brasileira Livro 2)
Livro MOBILIZAÇÃO - AÇÃO E REFLEXÃO COMPLEXA: I - METODOLOGIA PARA A MOBILIZAÇÃO COLETIVA E INDIVIDUAL MOBILIZAÇÃO - AÇÃO E REFLEXÃO COMPLEXA: I - METODOLOGIA PARA A MOBILIZAÇÃO COLETIVA E INDIVIDUAL
Livro Quéssia, divindade homem-planta Quéssia, divindade homem-planta
Livro CONTOS TRADICIONAIS CONTOS TRADICIONAIS
Livro História das estórias: (três esaios-contos) História das estórias: (três esaios-contos)
Livro Carta baralho Carta baralho
Livro José os seus e o mundo: auto exo eco bibliografia José os seus e o mundo: auto exo eco bibliografia
Livro Galeria pessoal Galeria pessoal
Livro Quéssia voltou Quéssia voltou
Livro Valores em Bioética e Direitos Humanos: Coleção Antropologia Brasileira Valores em Bioética e Direitos Humanos: Coleção Antropologia Brasileira

Aprenda a ler de forma eficiente!

Livro grátisGratuito no Kindle Unlimited

Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.

A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.

Leia agora! →