Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro Melhores Poemas Augusto dos Anjos para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.
A publicação do livro Eu, em 1912, causou estranheza e uma certa repugnância entre os raros críticos que se dispuseram a ler o volume. Leitor do naturalista e fisiologista Darwin, o homem da teoria das espécies, e do biólogo Haeckel, teórico do transformismo, Augusto dos Anjos apresentava ao leitor, sem qualquer cerimônia, em versos contundentes e incômodos, por vezes irados, ideias, conceitos e o vocabulário específico das especialidades desses cientistas, ordenados sob a visão pessimista do filósofo Schopenhauer. Sem compreender muito bem o que lia, o leitor se deparava com termos como monera, citula, zoófito, e expressões insólitas. O mais chocante, porém, era o gosto do autor pelos aspectos repugnantes da vida, no plano físico e moral. Desde o primeiro poema do livro, "Monólogo de uma Sombra", o autor esclarecia que "a podridão me serve de Evangelho.../ Amo o esterco, os resíduos ruins dos quiosques". Por trás dos versos ásperos, da linguagem um tanto pedantesca, da tristeza dilacerante e incômoda do poeta, havia no entanto uma visão original da vida. Comovido e perplexo diante do espetáculo imenso do cosmo, em contraste com a realidade mesquinha do cotidiano, o poeta estende a sua fraternidade a tudo o que existe: a meretriz, o tamarindo, o cão, o bêbado, o tuberculoso. Apesar de se tratar de uma poesia "difícil", o Eu é um dos livros de versos mais lidos da literatura brasileira, com dezenas de edições, fascinando e desafiando cada nova geração de leitores. E assim deve continuar por muito tempo, enquanto o homem for capaz de se inquietar com o mistério da vida. Como observa José Paulo Paes no prefácio Melhores Poemas Augusto dos Anjos, o livro "ontem como hoje, hoje como amanhã, não poderá deixar de surpreender a quantos se debrucem sobre a estranha poesia de Augusto dos Anjos".
Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.
* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.
Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro Melhores Poemas Augusto dos Anjos em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.
Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:
Vai ficar assim:
Além deste livro que você está lendo, Augusto dos Anjos tem outros 20 livros cadastrados conosco. Veja aqui os outros livros do(a) autor(a), exibidos por ordem de preferência dos usuários.
Separamos algumas categorias de livros gratuitos para que você possa baixar.
Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.
A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.