Lugares comuns: A teoria dos lugares comuns nos Tópicos de Aristóteles e as principais modificações que sofreu até os nossos dias (Retórica e Argumentação na Pedagogia Livro 8)

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Lugares comuns: A teoria dos lugares comuns nos Tópicos de Aristóteles e as principais modificações que sofreu até os nossos dias (Retórica e Argumentação na Pedagogia Livro 8)

Eugène Thionville

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A tese de Thionville é de grande interesse para os que se envolvem, de alguma maneira, com as questões relacionadas com o ensino dos procedimentos intelectuais. Se é certo que estes são espontâneos também se sabe que o seu estudo permite aperfeiçoá-los. É o caso dos lugares comuns envoltos por camadas de tintas que os ocultam em sua acepção originária, a de Aristóteles, que Thionville recupera.
Por que Thionville recuperou a acepção aristotélica dos lugares comuns? Para as ensinar, tal como o fez o Estagirita. Esse ensino tem por finalidade o desenvolvimento da pessoa; trata-se de uma educação liberal, não a que resulta na formação para servir, a requerida pelas profissões. Não há, de fato, incompatibilidades entre a educação liberal e a servil, ou profissional, mas a primeira antecede a segunda, pois esta necessita daquela. Essa doutrina pedagógica organizou-se em torno das sete vias para o aperfeiçoamento pessoal, divididas em dois conjuntos: o trivium e o quadrivium. Nas três vias, ou trivium, os estudantes aprendiam a Gramática (ler e escrever adequadamente), a Dialética (ou Lógica) e a Retórica; uma vez habilitados nessas vias do conhecimento, percorriam as outras quatro: Aritmética, Música, Geometria e Astronomia (Astrologia). Só depois, na universidade, os hábeis nessas técnicas ou artes intelectuais eram conduzidos ao domínio de alguma profissão.
Os problemas, ou questões, postas pela condução dos aprendizes de um estado de ignorância ao do saber centram-se nos instrumentos necessários para as atividades intelectuais. Sabe-se ser possível conduzir alguém de um estado ao outro, mas há muitas dúvidas a respeito de como o fazer de maneira eficiente e efetiva. E este é o centro de debates milenares a respeito das características das técnicas, ou artes, noéticas ou intelectuais.
Haveria um método, algum procedimento eficaz para argumentar de modo conciso e conclusivo (rigoroso)? Aristóteles demonstrou que sim, e os meios para tal encontram-se no conjunto de tratados reunidos sob a rubrica Órganon, que inclui os Tópicos, mas não a Retórica. Os Tópicos expõem um conjunto de procedimentos envolvidos nas disputas dialéticas, nas quais é preciso obter a adesão do outro às teses defendidas recorrendo-se aos lugares comuns, que é o tema desta obra de Thionville.

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