Padre Humberto Robson de Carvalho
Quero este livro!Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro Liturgia: Elementos básicos para a formação de catequistas (Biblioteca do Catequista) para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.
No início do cristianismo, a relação entre catequese e liturgia era sólida e consistente.
Os primeiros cristãos compreenderam a catequese como educação da fé, e a liturgia como celebração dessa mesma fé.
Essas duas realidades intimamente ligadas não poderiam jamais se separar.
Apesar disso, a partir do século VI, infelizmente se separaram.
Com a reforma do Concílio Vaticano II, os padres conciliares tiveram a preocupação de retornar às origens, isto é, resgatar a centralidade do mistério pascal em todas as dimensões da Igreja, sobretudo no que diz respeito à liturgia e à catequese.
Assim, em sua Constituição Apostólica Sacrosanctum Concilium (14), o Concílio aborda, entre tantos outros aspectos, o da formação litúrgica para todos os fiéis cristãos.
Os catequistas, enquanto educadores da fé, são convidados a se capacitar e a vivenciar profundamente a Sagrada Liturgia da Igreja para poder formar e desenvolver o gosto, a compreensão e a percepção da riqueza da ação litúrgica.
A Sacrosanctum Concilium insiste em afirmar que a finalidade da reforma litúrgica na Igreja é proporcionar ao povo de Deus uma "participação consciente, eficaz e frutuosa no mistério pascal".
No Brasil, essa urgência se faz necessária, uma vez que a catequese abraçou a iniciação à vida cristã como um dos itinerários para formar discípulos-missionários.
Sem liturgia, não haverá verdadeira catequese.
Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.
* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.
Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro Liturgia: Elementos básicos para a formação de catequistas (Biblioteca do Catequista) em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.
Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:
Vai ficar assim:
Além deste livro que você está lendo, Padre Humberto Robson de Carvalho tem mais um livro cadastrado conosco. Veja aqui o outro livro do(a) autor(a).
Separamos algumas categorias de livros gratuitos para que você possa baixar.
Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.
A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.