Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro Ao lado de Vera: Poemas para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.
“Um poeta que é dos maiores que o Brasil possui atualmente.” — FAUSTO CUNHA
“Uma autêntica e altíssima vocação poética.” — IVAN JUNQUEIRA
“Grande poeta, dos mais importantes de sua geração.” — JOSUÉ MONTELLO
“Poeta maior da língua portuguesa.” — JOSÉ JORGE LETRIA
Elegias serenas – assim se poderia chamar esta coletânea de poemas de Alberto da Costa e Silva. É à “solitária filiação elegíaca” de muitos de seus versos que Ivan Junqueira atribui a posição singular de seu autor entre os poetas brasileiros contemporâneos, um poeta “dos mais firmemente ancorados no que a poesia de língua portuguesa deve ao passado”, conforme João Gaspar Simões, que acrescenta “dever-se à fidelidade a essa tradição a incomparável pureza de seus versos”. Com isso concorda um outro crítico português, Álvaro Salema, para quem, “em muito poucos poetas da nossa língua, a expressão da lembrança e da melancolia atingiu tão grande pureza, tão límpido delineamento formal e, ao mesmo tempo, tão sensível e rasgada personalidade”. Acompanha-os Gerardo Mello Mourão, ao ressaltar que Alberto da Costa e Silva “trabalhou algumas das mais belas formas poéticas de nossa língua e de nosso tempo”. Já para José Guilherme Merquior, Alberto da Costa e Silva pertence “à raça dos contemplativos ardentes, que extraem seiva lírica da matéria mais humilde, do gesto mais banal, do momento mais precário”.
Nisso funda-se uma poesia que Antônio Carlos Villaça considera “refinada e simples, intensa e leve, inocente e sofrida, verdadeira e pura” e “uma vitória permanente da cultura sobre a natureza ou da exigência sobre a facilidade”, uma poesia que, para Nilo Scalzo, “pela qualidade, pela contenção, pelo que encerra de beleza e serenidade, lembra os grandes momentos da poesia inglesa”. Embora autor de pouco mais de uma centena de poemas, Alberto da Costa e Silva, também ensaísta e africanólogo, é visceralmente poeta. Poeta e filho de poeta, cuja obra, como acentua Josué Montello, “como que continua a do pai: o rio de poemas prolonga-se no rio que lhe recolhe o veio lírico e lhe dá prosseguimento, como a obedecer-lhe a linha de grandeza”.
Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.
* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.
Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro Ao lado de Vera: Poemas em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.
Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:
Vai ficar assim:
Além deste livro que você está lendo, Alberto da Costa e Silva tem outros 11 livros cadastrados conosco. Veja aqui os outros livros do(a) autor(a), exibidos por ordem de preferência dos usuários.
Separamos algumas categorias de livros gratuitos para que você possa baixar.
Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.
A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.