Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro Escritos Gnósticos Segundo Tomé: Livro de Sabedoria para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.
Um conjunto de ditos, simbólicos e de difícil interpretação, o manuscrito do Evangelho de Tomé, foi descoberto em 1945, no Alto Egito. Cento e catorze ditos atribuídos a Jesus, escritos pelo apóstolo São Tomé (Dídimo Judas) ou seus seguidores. Quando os portugueses descobriram o caminho marítimo para a Índia, lá encontraram, comunidades cristãs que praticavam um tipo de Cristianismo diferente que naquelas terras se afirmava desde o tempo do apóstolo do Oriente. Escrito em grego, e em copta, assim como outros textos do Cristianismo primitivo e do Gnosticismo, cuja existência era conhecida sobretudo por menções críticas de autores que os consideraram heréticos, viessem a ser descobertos, somente em meados do século vinte, e por isto escaparam dos censores e das interpretações que posteriormente se tornaram dominantes e que foram impostas, por vezes de forma violenta. Também a ele se atribui, a Epístola de Judas, no Novo Testamento. É chamado irmão de Jesus", pois Tiago era irmão de Jesus, e ele era irmão de Tiago. Ele é referido nos textos mais antigos como Tomé, mas a parte principal de seu nome é Judá, ou Judas, pois ambos são traduções da mesma grafia grega. Judas, em grego Iouda, é uma helenização do nome hebraico Judá, "Dídimo" e "Tomé", mesmo que tenham sido usados como nomes, ambos significam "gêmeo", o primeiro em grego e o segundo aramaico.
Nas comunidades cristãs primitivas que seguiam os ensinamentos do apóstolo do Oriente, Tomé era chamado irmão de Jesus. Então, nessas comunidades pertencentes à chamada tradição de Tomé, essa temática dos gémeos estava relacionada não a supostas questões de parentesco, mas sobretudo com uma visão doutrinária profunda, a qual contempla o indivíduo o buscador, o caminhante, como sendo gémeo da luz divina interior, isto é, do Jesus vivo, conforme é referido pelo Evangelho de Tomé.
Estando ligados à tradição, ou movimento religioso chamado Gnosticismo, há vários aspetos doutrinários importantes do Gnosticismo que não estão presentes na tradição de Tomé, o que não permite que essa escola seja definida como pertencendo ao Gnosticismo antigo ou clássico, ou à escola gnóstica de Valentino, do mesmo modo que o Evangelho de Tomé. Uma das características das obras ligadas a Tomé é a universalidade ou quase inexistência de sectarismo. A luz divina, ou o Reino, não é apenas algo ao qual o indivíduo se deve unir, mas é também uma realidade que já existe no momento presente, tanto fora, ao redor do indivíduo, quanto dentro dele, o que é afirmado inequivocamente em um dos ditos.
Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.
* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.
Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro Escritos Gnósticos Segundo Tomé: Livro de Sabedoria em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.
Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:
Vai ficar assim:
Além deste livro que você está lendo, Alexandros Benettos tem outros 4 livros cadastrados conosco. Veja aqui os outros livros do(a) autor(a), exibidos por ordem de preferência dos usuários.
Separamos algumas categorias de livros gratuitos para que você possa baixar.
Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.
A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.