equinócios & solstícios: Poemas e ensaio sobre o status ontológico da poesia

⭐⭐⭐

equinócios & solstícios: Poemas e ensaio sobre o status ontológico da poesia

Plínio Guilherme da Silva Filho

Quero este livro!

Resumo do livro 🤔

Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro equinócios & solstícios: Poemas e ensaio sobre o status ontológico da poesia para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.

Em um pequeno ensaio sobre poesia (incluído neste livro), Plínio Guilherme Filho diz que “toda arte intencionada é um curto-circuito na subjetividade. A forma é sua diversidade, sua oferta, seu balcão de bazar e, também, seu dejeto; a poesia – sua identidade. Poesia é o que seca, quando a forma evapora. Arrematando, como ponto de partida: poesia não é uma arte entre as artes: é a sua lógica. ”
Nele, o curto-circuito dura há mais de 50 anos, soltando raras fagulhas que agora se reúnem nesse pequeno livro de poemas. Transitando da poesia caudalosa aos visuais e/ou econômicos poema processo, poema concreto, poema práxis, até o conto curto, Plínio não rejeita nenhuma forma que projete sua visão de mundo, resvalando, inevitavelmente, para o espasmo filosófico do viver/vivido.
E aqui é ele mesmo que se publica e se apresenta, numa antropofagia às avessas que busca devorar a improvável companhia de seus leitores, acreditando que o principal é rejeitar a desculpa de que ninguém lê poesia.
Sobre o Autor
Plínio Guilherme Filho nasceu em 1946 em Cataguases, cidade da Zona da Mata de Minas Gerais, que mantém uma tradição artística e literária a partir do movimento modernista da Revista Verde, nos anos 20 do século passado. Respirando essa atmosfera, Plínio se integra ao grupo local que edita pequenos jornais literários e participa de movimentos de vanguarda que propõem o poema concreto, praxis e processo, aparecendo esparsamente em revistas e suplementos literários do Rio, São Paulo e Minas Gerais. É quando nasce seu fascínio pela poesia de João Cabral de Melo Neto e Mallarmé, que perdura ainda que acetinado pelos borbotões criativos de Manoel de Barros e Mário Quintana. Na vida paralela, forma-se em Engenharia na UFMG e depois se especializa em sistemas e computadores pela PUC-RJ. Na vida latente, partejada de tempos em tempos, lança em 1979 o livro de poemas auto-editado LEÇÕES DI[VI][DI]DAS. De lá pra cá dedica-se a leituras e estudos filosóficos influenciado por um grande mestre (e pouco conhecido) filósofo brasileiro, L.S.C. Sampaio e, com confessa sobriedade, vai empilhando na gaveta os poemas que agora dali saltam para compor esta pequena obra.

Faça a leitura online 📖

Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.

* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.

Setas indicando botão de compra

Comprar na AmazonComprar na Amazon

Visão Geral em PDF

Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro equinócios & solstícios: Poemas e ensaio sobre o status ontológico da poesia em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.

Incorpore este livro ao seu site ou blog!

Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:

Vai ficar assim:


Aprenda a ler de forma eficiente!

Livro grátisGratuito no Kindle Unlimited

Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.

A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.

Leia agora! →