Augusto de Sênior
Quero este livro!Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro DEZENOVE SONETOS E VINTE E QUATRO OUTRAS POESIAS: (JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA, O MOÇO) para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.
É interessante ler as obras poéticas dos nossos antecessores, principalmente daqueles homens do século XIX.
Através da leitura atenta das obras podemos localizar e entender, na interpretação das entrelinhas, o Homem, ser sensível, que respira e vive os problemas do seu tempo.
Podemos questionar:
Como era a vida naquele tempo?
Como era o trabalho naquela sociedade?
A Educação?
A Política?
Como era viver em tempos de Monarquia?
Como eram as reuniões sociais?
E é claro o objetivo maior: crescer literariamente e somar mais conhecimentos sobre a Arte do Belo, ou seja, a Arte da Bela Escrita, aquela que é capaz de conduzir sentimentos ao coração e despertar a sensibilidade das pessoas.
Podemos tentar encontrar, descobrir vínculos com o Autor, analisando as genealogias de nossas famílias, procurando assim descobrir um parentesco, mesmo que longínquo com o autor.
Podemos também procurar o Homem dentro da obra, ou seja, em seus poemas, verificando o conjunto de ideias aplicadas ao tema, o conjunto de estrofes; os versos, a sonoridade proporcionada pelas rimas, as entrelinhas, o momento político, o momento histórico e assim, procurar dados que denunciem a psiquê do Autor, que revele o seu caráter, que mostre as suas preferências, que informe como era o lazer na época em que as poesias foram compostas e cormo era o seu efeito na sociedade.
Que nos mostre também como era seu convívio, ou seja, o amor pelos pais, pelos filhos, pelos vizinhos, pelos animais e até pela sociedade em que ele viveu, verificando todos seus registros, porque acreditamos que é possível encontrar na obra todo o cerne do escritor.
Os temas selecionados pelo nosso Autor são os do cotidiano de qualquer pessoa, fato que tira a poesia de sua Torre de Marfim e a transporta para o cotidiano e a faz ser mais bela ainda e desperta mais a curiosidade dos leitores, são os seguintes temas: a família – no caso a irmã doente, anjos, versos, pássaros – Gaturamos, outros poetas - O comediógrafo Anacreonte, Petrarca, Dante, Camões, Castro Alves; o verde representado pelas árvores, os sonhos de juventude, a liberdade desejada por todos; a fé que todos devem ter, as aspirações de crescer na vida, vencendo todas as nossas metas, entre outros fatores, que tornam a sua poesia moderna, atualizada, proporcionando momentos agradáveis de prazerosa leitura.
Nossos autor além de poesias, dividia seu tempo entre a política e a advocacia, mesmo assim, ao que parece, arranjou tempo para cuidar de seus trabalhos literários (percebemos na elaboração o cuidado com vocabulário e com a sonoridade, com a métrica – sendo os versos, na maioria, decassílabos; a utilização de sonetos – poesia de forma fixa entre outros fatores que embelezam a poesia e demonstram a cultura do Autor), com a utilização de todos estes cuidados, culmina o nosso poeta com um trabalho de fino acabamento literário.
As poesias, apresentam uma temática atual, superando assim a poeira dos tempos e colocando José Bonifácio de Andrada e Silva, o Moço entre os grandes nomes da nossa Literatura.
Escolhi, entre elas, 19 sonetos, ou seja, 24 poesias de forma fixa; dez poesias de forma livre; mas existem muitas mais, que refletem todo o talento do nosso, brasileiríssimo autor e espero que com isso consigamos atrair a atenção do leitor moderno e angariar minutos do seu precioso tempo.
Esperamos também chamar a atenção para os trabalhos poéticos de nosso romântico poeta.
Ou seja, José Bonifácio de Andrada e Silva (1753-1848), o Moço - neto do Patriarca do Independência do Brasil, fato ocorrido em sete de setembro de 1822 (Independência ou morte!).
Rio, 1º de julho de 2019. Augusto de Sênior. (Amauri Ferreira)
Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.
* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.
Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro DEZENOVE SONETOS E VINTE E QUATRO OUTRAS POESIAS: (JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA, O MOÇO) em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.
Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:
Vai ficar assim:
Além deste livro que você está lendo, Augusto de Sênior tem outros 5 livros cadastrados conosco. Veja aqui os outros livros do(a) autor(a), exibidos por ordem de preferência dos usuários.
![]() |
O HUMOR E ALEGRIA DO MANECO: (dezenove poemas de Manuel Antônio Álvares de Azevedo analisados e comentados) |
Separamos algumas categorias de livros gratuitos para que você possa baixar.
Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.
A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.