Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro A Democracia Cristã No Brasil: Princípios e Práticas para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.
Revogado o Ato Institucional 5 (AI-5) em 1978, o cinema brasileiro, que estava “sob” a ditadura, voltou suas câmeras para o regime de exceção.
Este livro analisa filmes “sobre” a ditadura militar produzidos entre 1979 e 2009, uma produção vasta: somente nosanos 1980 foram lançados mais de 30 obras com essa temática.
Nas três décadas seguintes, o assunto continuaria frequentando as telas – nos anos 2000 mais de 20 lançamentos tinham a ditadura como foco.
Produto da dissertação de mestrado vencedora do Concurso Brasileiro Anpocs de Obras Científicas e Teses Universitárias (2012), o livro busca apreender os enunciados sociais e culturais construídos acerca do regime militar para analisar de que forma o cinema ressignificou e vem ressignificando o passado, verificar questões ainda obscurecidas, ambiguidades e tensões presentes na interpretação do processo histórico.
“Trata-se, assim, de apreender os filmes como “intérpretes” do passado a partir de seu lugar no presente, procurando compreender como a sociedade concebe a si mesma e a seu passado, dentro dos limites e condições de seu tempo”, diz a autora.
Ela explica que o desafio implica na avaliação de um número grande de obras, e não somente do ponto de vista do enredo, pois é crucial considerar a maneira como a história foi contada e construída audiovisualmente: “Não importa apenas o que o filme diz, mas como diz.”A autora faz a análise em movimento duplo: uma “panorâmica” seguida de um “close”, isto é, num primeiro momento proporciona uma visão geral sobre a maneira como o conjunto da filmografia aborda determinada questão relacionada à ditadura militar e, em seguida, focaliza obras específicas nas quais o assunto em pauta se sobressai.
O livro divide-se em seis capítulos.
Exceto o primeiro, cada capítulo é dedicado a um desdobramento temático depreendido da análise geral dos filmes.
Todos os capítulos, a partir do segundo, são estruturados em duas partes, que contemplam os dois movimentos da análise propostos.
Entre os filmes analisados estão E agora, José?
Tortura do sexo,Paula – A história de uma subversiva, Ação entreamigos, Corpo em delito, A terceira morte de Joaquim Bolívar, Zuzu Angele Nunca fomos tão felizes.
Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.
* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.
Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro A Democracia Cristã No Brasil: Princípios e Práticas em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.
Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:
Vai ficar assim:
Separamos algumas categorias de livros gratuitos para que você possa baixar.
Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.
A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.