Luiza Lobo
Quero este livro!Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro CÂNONE E RENOVAÇÃO NA LITERATURA: Atologia de ensaios revistos, publicados no Brasil e no exterior para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.
CÂNONE E RENOVAÇÃO NA LITERATURA. Antologia de ensaios revistos, publicados no Brasil e no exterior, por Luiza Lobo, reúne 15 ensaios expostos em conferências e publicados em anais de congressos e em revistas especializadas, totalmente revistos e com bibliografia atualizada. O livro se compõe de três partes: 1- Escritoras 2- Escritores 3-Teorias da escrita.
Na Parte 1, os ensaios pretendem discutir a literatura de escritoras da América Latina, tanto do Brasil como de língua hispânica, e a questão do pioneirismo na literatura no continente, sempre tendo em vista a criação de novos cânones, inclusive em face do cânone ocidental, como em Virginia Woolf. A ensaísta apresenta as principais escritoras brasileiras, tais como Clarice Lispector, Dinah Silveira de Queiroz, Maria Firmina dos Reis, a primeira escritora brasileira, entre outras. A definição de literatura de autoria feminina sempre se define por aquela escrita por mulheres, não sobre elas.
Na Parte 2, diversos ensaios tratam em profundidade da obra de Joaquim de Souza Andrade, o Sousândrade, mostrando os recursos da épica romântica reinserida no clássico e no renascentista, pelo poeta maranhense. Há também um ensaio psicanalítico comparando Machado de Assis a Edgar Allan Poe, à luz de Freud.
Na Parte 3, Simone de Beauvoir e sua crítica realizada pelas feministas mais atuais são comparadas e suas teorias dissecadas em face do feminismo atual, visando a apontar novos caminhos teóricos.
Em todos os textos a perspectiva é o hibridismo, o cosmopolitismo, o nomadismo, o cronotopo (dimensão espaço-tempo), a intertextualidade e a interculturalidade – linhas que caracterizam a condição pós-moderna, explicitada em ampla bibliografia, que abrange a teoria literária e a literatura comparada.
Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.
* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.
Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro CÂNONE E RENOVAÇÃO NA LITERATURA: Atologia de ensaios revistos, publicados no Brasil e no exterior em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.
Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:
Vai ficar assim:
Além deste livro que você está lendo, Luiza Lobo tem outros 6 livros cadastrados conosco. Veja aqui os outros livros do(a) autor(a), exibidos por ordem de preferência dos usuários.
|
|
Terras proibidas: A saga do café no Vale do Paraíba do Sul |
|
|
A MAÇÃ MORDIDA (2ª ed. revista) |
Separamos algumas categorias de livros gratuitos para que você possa baixar.
Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.
A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.