Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro Brasil e África: Laços Poéticos para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.
Por norma, a feitura de um prefácio consubstancia, em si mesma, a noção de acrescento intelectual. Pode até considerar-se prestigiante ter um determinado prefaciador, tendo em vista o seu currículo pessoal ou profissional. Neste caso em concreto, a Honra é toda minha de poder prefaciar obra de semelhantes poetas. Pudera a minha prosa estar ao nível da poesia destes irmãos literários.
Cada qual, à sua maneira, reproduz os seus sentimentos, eivados de paixão, fremindo com deleite poético. Li e reli, algumas vezes, a obra. Porque nem sempre a poesia, para ser apreciada, deve ser simples. Trata-se aqui de formas de expressão tão repletas de pujança existencial, de sentido estético, que o leitor terá a grata sensação de descoberta. Se o hermetismo não é mera funcionalidade retórica, pois então – desde que aplicado a preceito, como acontece não raras vezes nestas páginas – sublima o efeito final. Como tal, percebo que não é a mão que conduz as suas letras, mas a Alma.
Dispensável será, nesta parte inicial da obra, fazer particular destaque a qualquer um dos poemas ou dos seus redatores. Qual a razão? Muito simples. A homogeneidade é imensa. A qualidade dos autores é insofismável. O término da leitura será idêntico: uma sensação de ser inundado pelo transcendental.
É um paraíso de ébano? Sim, mas não só. Um verdejante vivencial. Um azul luminoso. Um dourado resplandecente. Uma alvura de coração. Tantas cores, tantos cheiros, tantos sabores. Pessoas reais. Visões míticas. A fé presente de forma pujante. O místico da Bahia que se entrelaça indelevelmente com Maputo, Muxima, Lisboa…
Entre a poetisa Dye Kassembe e os poetas Eduardo Quive, Walter S e Valdeck Almeida de Jesus há algo que os distingue em termos de estilo e temáticas adotadas. No entanto, muito os une os termos de paixão por aquilo que fazem. Esse sentimento perpassa, de forma transversal, todo o conjunto de textos aqui reunidos.
Ao longo das páginas deste livro passei, como que em estado de transe intelectual, por uma miscelânea de sensações. Sorri, ri, apaixonei-me, chorei, cogitei. Viajei entre Angola, Brasil e Moçambique. Países irmãos. Unidos por uma língua comum. Senti-me acolhido nos braços de um continente.
Antes de terminar, não posso escamotear a relevância maternal pela qual a África é retratada. Trata-se, sobremaneira, de um elo entre os quatro autores e, curiosamente, também entre o prefaciador. Afinal, não somos todos filhos da Mãe África?
Pedro Silva - Escritor e Historiador Português
Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.
* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.
Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro Brasil e África: Laços Poéticos em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.
Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:
Vai ficar assim:
Além deste livro que você está lendo, Valdeck Almeida de Jesus tem outros 8 livros cadastrados conosco. Veja aqui os outros livros do(a) autor(a), exibidos por ordem de preferência dos usuários.
![]() |
Sou Gay e Daí? Desabafo de Alice |
![]() |
Sim, sou Gay... e daí? |
![]() |
Feitiço contra o feiticeiro |
![]() |
Amor e Paixão |
Separamos algumas categorias de livros gratuitos para que você possa baixar.
Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.
A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.