Logo abaixo disponibilizamos um breve resumo do livro A Aprendizagem Histórica e os Professores de História para que você tenha uma idéia do assunto do qual ele trata. Se rolar a página você terá a oportunidade de fazer a leitura online.
Este livro analisa e discute questões que dizem respeito à aprendizagem histórica e apresenta perspectivas metodológicas de professores de História, que estão no início da carreira docente e que atuam numa conjuntura de mudanças no que tange às funções e às finalidades do ensino de História em nossa sociedade.
De formador de uma identidade que visava promover o sentimento nacional nos cidadãos, o ensino de História tem se preocupado com a formação de uma identidade fragmentada em subgrupos, que procura reforçar a autonomia pessoal e a individualidade.
Essas mudanças pedem outros métodos e encaminhamentos que possam viabilizar uma aprendizagem histórica significativa no contexto escolar.
Nesse sentido, as discussões mais atentas têm refletido a respeito da necessidade de formação do pensamento histórico dos estudantes e o conceito de consciência histórica tem procurado atender a essa demanda por formação do pensamento histórico, pois possibilita a criação de identidades por meio do exercício narrativo de identificar a vida no fluxo do tempo.
Os capítulos deste livro procuram situar essas questões tendo como referência as prescrições curriculares, focalizando como estes documentos entendem a aprendizagem histórica e o que sugerem no que diz respeito aos encaminhamentos metodológicos para o trabalho pedagógico dos professores com os conteúdos no contexto da sala de aula.
Esta obra procura demonstrar como professores iniciantes de História se organizam em termos metodológicos neste desafio de promover uma aprendizagem histórica significativa e que dê conta de atender as atuais demandas para o ensino de História.
Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" (que está abaixo da capa do livro 👇) ou clique direto na capa do livro abaixo para iniciar a leitura.
* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar. Se curtiu a leitura, por favor, compartilhe.
Baixe aqui um apanhado geral sobre o livro A Aprendizagem Histórica e os Professores de História em PDF e distribua para quem você acha que gostaria de conhecer esta obra. O download está disponível para todos de forma gratuita.
Copie e cole o código abaixo (como HTML) no seu site/blog para inserir uma caixa que aponta para informações do livro:
Vai ficar assim:
Além deste livro que você está lendo, Marcos Roberto Barbosa tem outros 3 livros cadastrados conosco. Veja aqui os outros livros do(a) autor(a), exibidos por ordem de preferência dos usuários.
Separamos algumas categorias de livros gratuitos para que você possa baixar.
Conheça os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes.
A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação.