A filosofia explica grandes questões da humanidade

Clóvis de Barros Filho E Júlio Pompeu

Download Resumo PDFSalvar PDF Compartilhar no FacebookFacebook

Resumo de A filosofia explica grandes questões da humanidade

Filosofia para o cérebro e para viver bem.
Engana-se quem pensa que, para falar das questões fundamentais da existência, é preciso recorrer a reflexões herméticas ou embrenhadas de academicismos. Em A filosofia explica grandes questões da humanidade, Clóvis de Barros Filho e Júlio Pompeu partem do cotidiano para revelar o quanto o conhecimento filosófico pode nos ajudar a ter uma vida mais consciente, engajada e feliz. O homem é livre? Deus existe? O que é um comportamento ético? Com um texto simples e direto, eles dão a estas e outras questões uma abordagem ao mesmo tempo bem-humorada e fiel às ideias centrais de pensadores como Platão, Aristóteles, Hobbes, Maquiavel, Nietzsche e Foucault.
Fruto de quase uma década de um curso bem-sucedido na Casa do Saber, este livro – agora em edição revista e ampliada – é como um excelente guia turístico, que aponta grandes temas filosóficos e revela aos visitantes experiências novas e fascinantes a respeito de questões como liberdade, felicidade, ética, fé, poder, esperança e conhecimento.
“Se você tem alguma coisa de muito urgente para fazer do lado de fora, que nada tem a ver com felicidade ou liberdade, Deus, morte, valor, medo, alegria, esperança, utilidade, eficácia, conhecimento, linguagem, razão e outras bobagens deste estilo, é melhor não entrar. Aos menos ocupados ou preocupados, o convite está feito.”

Sobre os autores:
Clóvis de Barros Filho é advogado, jornalista e professor universitário. Doutor em Direito Constitucional e em Sociologia do Direito pela Faculté de Droit, d’Economie et des Sciences Socialies (Paris) e em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). É professor livre- -docente pela ECA-USP, coordenador do curso Ética e Meio Ambiente do Programa de Educação Continuada da Fundação Getúlio Vargas (PEC/FGV) e consultor de Ética da Unesco. É autor de Ética na Comunicação, e coautor de A vida que vale a pena ser vivida.

Júlio Pompeu é mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e doutorando em Psicologia na Universidade Federal do Espírito Santo, onde atua como professor de Ética do Departamento de Direito. Atualmente é presidente do Conselho de Ética Pública do Estado do Espírito Santo. É autor do livro Somos maquiavélicos.

Leia online outros livros

Navegação Segura