Estrutura de Roteiro - Como Escrever Um Livro: Aprenda a escrever histórias de sucesso com as técnicas usadas no cinema

Leonardo Bighi Lourenço

Download Resumo PDFResumo em PDF Compartilhar no FacebookFacebook

Resumo do Livro

Existe uma fórmula por trás de histórias de sucesso, e todo mundo sabe, menos você.


Meu nome é Leonardo Bighi. Eu tenho estudado sobre teoria literária por mais de três anos. Fui atras de vídeos, palestras, livros. Toda fonte de informação que eu pudesse encontrar sobre como escrever uma boa história.

O que descobri foi uma estrutura usada em quase toda história de sucesso, seja livro, teatro ou cinema. Esta é a estrutura de quatro atos.

Se você quer escrever um livro, isto é algo que você precisa aprender.


Apesar de ser popular em inglês, quase não tem fontes em português.  e em um preço acessível.

O que você vai encontrar neste livro é o básico desta estrutura por trás de toda história de sucesso. Tudo explicado sem enrolação, com exemplos tirados do cinema.

Antes de começar a escrever um livro, leia a teoria que eu apresento aqui e suas chances vão ser 100% maiores, no mínimo.

É uma afirmação ousada, eu sei. Mas existem elementos psicológicos e culturais por trás destas técnicas.

Pra você ter uma ideia, na minha primeira história eu usei estas técnicas. Depois de publicada, ela já conseguiu uma análise excelente de um dos 100 maiores críticos aqui na Amazon. Se não acredita, veja você mesmo.

A estrutura dos quatro atos é tão importante que em Hollywood uma história não é nem aceita se não usá-la.

E o melhor disso tudo é que essa estrutura ajuda a montar a história sem limitar o que você já planejava fazer com a história. Não importa se é uma história de ação com super heróis, ou uma história de amor introspectiva. Qualquer história fica melhor com essas técnicas.

A teoria é simples, mas profunda.

Para que a história tenha o maior impacto possível no leitor, nos dividimos a história em quatro partes de 25% cada. Neste livro você vai aprender qual é o papel de cada ato e as melhores formas de atingir esse objetivo.

No primeiro ato você vai apresentar o protagonista e criar empatia entre ele e o leitor.

Depois o protagonista vai se meter num problema e vai passar o segundo ato reagindo a ele. Aqui a gente mostra ao leitor a dificuldade, e convencemos ele a torcer pelo protagonista.

No terceiro ato ele se torna realmente o “herói” da história, e passa a atacar o problema para resolvê-lo. E o leitor já está torcendo por ele.

Isso faz o conflito aumentar e, no quarto ato, a história vai seguir rumo ao final num clímax emocionante.

Essa é uma versão resumida, mas serve pra mostrar como esse é o esqueleto de quase toda boa história criada há mais de dois mil anos.

Estas técnicas mudaram a forma como eu vejo as histórias


Este livro está cheio de técnicas e teorias que eu levei alguns anos estudando e aprendendo, mas condensadas de uma forma que você possa aprender em apenas duas horas.

Em 50 páginas você vai aprender todo o básico da estrutura dos quatros e como aplicá-la em qualquer tipo de história, seja ação, mistério ou romance.

Neste livro, você vai aprender qual o papel de cada ato, e como construir as cenas para cumprir esses papéis. Como construir os pontos de virada entre os atos. Em que momento é melhor introduzir cada elemento na história. Como reforçar o perigo do conflito central e do antagonista. E como isso tudo é feito em diferentes tipos de história.

Cada capítulo usa exemplos de filmes famosos para explicar melhor o que está sendo apresentado.

Você vai encontrar exemplos dos seguintes filmes:
  • Homem de Ferro
  • Matrix
  • Titanic
  • O Código Da Vinci
  • O Senhor dos Anéis
  • Whiplash
  • Ender’s Game


  • Baixe sua cópia hoje

    Aproveite o preço promocional de lançamento. Clique no botão COMPRAR e comece a escrever o livro que você sempre quis.


Leia online o livro "Estrutura de Roteiro - Como Escrever Um Livro: Aprenda a escrever histórias de sucesso com as técnicas usadas no cinema"

Aqui você tem a opção de ler online o livro, além de também comprar a versão de papel caso tenha interesse. Utilize o botão "LEIA AGORA" ou clique na capa do livro para iniciar a leitura.

* Se você gostou, sugerimos que apoie o trabalho do autor e adquira o livro. Para isso, clique no botão comprar.



Veja outras opções

Navegação Segura